Atos acelera Big Data com plataforma Hadoop

Para responder às exigências das empresas relativamente à adesão de tecnologias de big data, a Atos apresenta uma plataforma Hadoop baseada num modelo self-service que padroniza as infraestruturas. Reduzir o número de cliques necessários enquanto aumenta a eficiência das equipas é o objetivo da nova solução.

Big Data

A partir da tecnologia Hadoop, um software aberto criado para que especialistas em data pudessem organizar os dados através de compartimentos distribuídos por um servidor, a Atos desenvolveu, em conjunto com a MapR, uma plataforma self-service para as empresas.

A pensar em soluções de cloud, as plataformas Hadoop são altamente escaláveis para que falhas físicas não comprometam o tratamento dos dados. Terá sido, por isso, escolhida para construir a Self-Service Hadoop, apresentada como aceleradora da transformação digital das empresas ao agilizar os processos que envolvem as tecnologias de big data.

Para isso, a plataforma foi desenhada de forma genérica para que não sejam necessários profissionais altamente especializadas – e, por isso, mais raros e dispendiosos – para atender aos desafios de análise de dados. A Self-Service Hadoop da Atos nasce da padronização e normalização das especificidades das infraestruturas, podendo as mesmas ser aplicadas a qualquer setor ou área de negócio.

Para Xavier Guerin, vice presidente EMEA Alliances e MapR Partners, “a Atos criou uma ferramenta que automiza na totalidade os componentes da plataforma, com o objetivo de simplificar o desenvolvimento de uma plataforma Big Data, através de um modelo expansível e de self-service que integra as áreas de responsabilidade de vários players empresariais”.

Deste modo, um departamento comum de TI poderá gerir as necessidades da empresa, tudo com apenas alguns cliques.

Quanto aos meios disponíveis, a solução “permite a implementação de uma plataforma de Big Data em todos os tipos de infraestrutura”, como sugere Jérôme Sandrini, vice presidente da Atos Professional Services. Por isso mesmo, ambientes Hadoop, sejam eles em cloud privada, pública ou em centros de dados privados, poderão usufruir deste produto.

Sandrini conclui, afirmando que “neste sentido, a oferta da Atos é posicionada acima de orquestradores, de monitores de máquinas virtuais ou de servidores físicos, e permite que programadores e stakeholders possam superar problemas de sistemas”.