Atos adquire Bull para apostar em cloud, cibersegurança e Big Data

A Atos apresentou uma oferta pública de aquisição pela totalidade das ações emitidas e em circulação da Bull, uma empresa especializada na gestão de dados corporativos. A oferta da Atos ascende a 4,90 euros em dinheiro por ação da Bull, o que representa um prémio de 22% sobre o preço de fecho da Bull (4,01 euros) no dia 23 de Maio, o último dia de negociação antes do anúncio. Ou seja, a oferta valoriza a totalidade do capital depois de diluições do Grupo Bull em aproximadamente 620 milhões.

Cloud

A oferta está condicionada à aceitação de um mínimo de 50% do capital da Bull mais uma ação e a intenção da Atos é excluir a Bull da Bolsa através de uma oferta de exclusão ou uma posterior fusão entre as duas empresas.

O Conselho de Administração da Bull já manifestou o seu apoio à operação e, tal como estabelece a regulamentação da AMF, foi nomeado um perito independente para formular uma opinião objetiva sobre os termos da oferta.

Para já, a Crescendo Industries e a Pothar Investment, que são, em conjunto, o principal acionista da Bull com 24,2% do capital, comprometeram-se a vender as suas ações no âmbito da oferta da Atos.

A Atos planeia criar uma entidade especializada em Big Data e cibersegurança sob a marca Bull, com receitas de 500 milhões de euros. O objetivo consiste em alavancar o alcance global da Atos nas atuais operações nesses segmentos com a experiência e conhecimento da Bull em cibersegurança e Computação de Alto Rendimento (High Performance Computing – HPC).

Os custos de avançar com esta aquisição estimam-se em 45 milhões de euros num período de 24 meses, sendo que a este valor é somado os 50 a 60 milhões de euros do plano ‘Bull One’.

Por outro lado, estima-se uma poupança de custos de 80 milhões de euros anuais na base atual para um prazo de 24 meses, que consistem em: aceleração do plano ‘One Bull’, com poupança de custos estimada em 30 milhões de euros; redução em 30 milhões de euros dos custos indiretos nas operações internacionais conjuntas e funções de suporte; e poupança adicional de 20 milhões de euros em compras e imóveis.

“Dou as boas-vindas a esta integração como um grande passo que reafirma a nossa liderança europeia em Cloud, Big Data e Cibersegurança, na caminhada que nos leva à nossa ambição para 2016 de converter a Atos numa empresa de Tier 1 e a marca de TI global de origem europeia mais apreciada. As reconhecidas equipas da Bull, especialistas em tecnologias avançadas como computação de elevado rendimento, gestão de análise de dados e cibersegurança, são o complemento ideal para as operações da Atos a grande escala. Graças às nossas capacidades de integração e cultura de eficácia operacional, esta transação beneficiará extraordinariamente a Bull e os clientes, colaboradores e acionistas da Atos”, afirma Thierry Breton, Presidente e CEO da Atos.

“O Grupo Bull beneficiará em grande medida da união com a Atos, uma das empresas de TI com mais sucesso, para acelerar o desenvolvimento do plano estratégico ‘One Bull’. Estou ansioso para tomar parte neste novo desafio, onde cada membro da nossa equipa poderá trazer valor. Partilhamos com a Atos a mesma paixão por tecnologia de negócio”, refere Philippe Vanier, Presidente e CEO da Bull.