Categories: MobilidadeSoftware

Audi e Baidu juntam-se para aprimorar serviços de carros conectados

A marca alemã de veículos de luxo e o maior motor de busca do mercado chinês formaram uma parceria para fortalecer os serviços de carros conectados na China. Ambas devem dar reposta a uma crescente procura por sistemas de assistência de direção e tecnologia autónoma no maior mercado automóvel do mundo.

 

A Audi, que pertence ao grupo Volkswagen, indicou que já são pesquisadas soluções para chegar à plataformas de dados para mapas de navegação, algoritmos de posicionamento via GPS e funções multimédia. “Agora estamos a dar o nosso próximo grande passo na China”, disse o presidente-executivo da fabricante, Rupert Stadler, durante uma reunião anual de acionistas em Neckarsulm, Alemanha. “Os mundos real e virtual estão a fundir-se”, completou.

As empresas chinesas de Internet e fabricantes do mundo todo têm sido rápidas em formar alianças com o intuito de desenvolver veículos inteligentes, com conexão permanente à Internet. Nos EUA, um movimento similar é feito pela segunda maior operadora dos EUA, AT&T, cujas investigações estão já em estágio avançado, procurando conceber um modelo de transmissão de conteúdo para os carros conectados, que incluam materiais que envolvam entretenimento, social media e ferramentas para o quotidiano do utilizador, além de chegar a um consenso sobre a monetização dessa nova demanda.

A informação de que a operadora de telecomunicações está a abrir os cordões à bolsa e a disponibilizar uma parte de sua equipa técnica para a plataforma de carros conectados foi confirmada no começo de maio, pelo vice-presidente sénior de dispositivos emergentes da AT&T, Chris Penrose. “Não é diferente de se conectar a um ponto de Wi-Fi e aceder ao conteúdo que já assina e já consome nos seus dispositivos, como PCs, tablets, smartphones e wearables”, explicou.

*Amauri Vargas é jornalista da B!T no Brasil

Amauri Vargas

É repórter especializado em TI e Telecom há pouco mais de um ano, mas gosta do assunto há bastante tempo. Com passagens por redações como a do Jornal DCI e do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), já foi redator de economia e negócios da Agência Estado e Social Media de uma multinacional de RH. Não dispensa cafézinho com uma fonte e confia em qualquer encontro no qual descubra algo novo, mesmo que não seja exatamente o que procurava a princípio.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

1 dia ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

2 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

2 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

3 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

6 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago