Categories: Segurança

Aumentam as fraudes online no regresso às aulas

À medida que os estudantes de todo o mundo se preparam para a iminente época de regresso às aulas, a equipa de especialistas em cibersegurança da Kaspersky descobriu “um aumento alarmante de atividades fraudulentas”.

Aproveitando-se do frenesim que envolve os preparativos e as compras académicas, os cibercriminosos lançam sofisticadas campanhas de phishing dirigidas a estudantes, educadores e administradores escolares.

Uma das táticas de burla utilizadas pelos cibercriminosos que a equipa de analistas da Kaspersky descobriu é a criação de falsos passatempos que prometem aos estudantes a oportunidade de ganhar um computador portátil.

Para se habilitarem a este prémio, as vítimas são instruídas a fornecer informações pessoais e a indicar o modelo de portátil que preferem.

Noutra versão desta fraude, as pessoas são convidadas a partilhar uma hiperligação específica que conduz a uma página com um sorteio com 15 contactos através do WhatsApp. Posteriormente, é-lhes pedido que participem no sorteio, registando-se por SMS.

O isco é a possibilidade de ganhar um computador portátil ou outro artigo valioso, mas há um senão: os vencedores são informados de que têm de suportar os custos de entrega dos seus supostos prémios. Esta exigência de pagamento adicional “é um indicador claro de um esquema fraudulento”, diz a Kaspersky.

Segundo Noura Afaneh, especialista em privacidade da Kaspersky, “à medida que o regresso às aulas se aproxima e milhões de estudantes compram livros, pagam propinas e adquirem material escolar, há um aumento tradicional no volume de ciberameaças. Os burlões aproveitam este período, tirando partido do entusiasmo dos estudantes que procuram novos materiais e dispositivos para os seus estudos”.

Uma outra forma fraudulenta de engano gira em torno de bolsas de estudo falsas. Os burlões exploram a esperança dos estudantes de obterem ajuda financeira, atraindo-os para esquemas fraudulentos de bolsas de estudo.

De acordo com a Kaspersky a ideia é seduzir as vitimas por ofertas de bolsas de estudo aparentemente genuínas que prometem ajuda financeira. Para beneficiar desta ajuda, é pedido aos estudantes que forneçam informações pessoais, incluindo dados sensíveis como números da Segurança Social e dados bancários. Estas informações são posteriormente utilizadas para roubo de identidade e fraude financeira.

“As falsas burlas de bolsas de estudo podem afetar gravemente os estudantes desprevenidos, conduzindo não só a perdas financeiras, como também ao roubo de identidade a longo prazo. É crucial que os estudantes se mantenham vigilantes e cautelosos quando interagem com ofertas de bolsas de estudo desconhecidas”, sublinha Noura Afaneh.

Para se manterem seguros contra este e outros tipos de fraudes, os especialistas da Kaspersky deixaram algumas recomendações:

  • Mantenha-se cético: Tenha cuidado quando se deparar com ofertas “demasiado boas para serem verdadeiras”, especialmente se exigirem pagamentos ou informações pessoais antecipadas.
  • Verifique a fonte: Investigue cuidadosamente quaisquer bolsas de estudo, brindes ou ofertas que surjam no seu caminho. Procure os dados de contacto oficiais e confirme a legitimidade antes de tomar qualquer medida.
  • Proteja as suas informações: Evite partilhar dados sensíveis online, a menos que tenha a certeza absoluta da legitimidade do pedido.
  • Utilize fontes fiáveis: Utilize os websites oficiais das escolas, as plataformas de bolsas de estudo reconhecidas e os retalhistas de renome quando efetuar pagamentos ou fornecer informações pessoais.
  • Ative a autenticação multifatorial (MFA): Active a MFA sempre que possível, adicionando uma camada extra de segurança às suas contas online. Utilize um gestor de palavras-passe fiável que não só armazene as suas palavras-passe, como também faça a gestão automática de passwords de utilização única.
  • Utilize uma solução de segurança fiável para uma proteção abrangente contra uma vasta gama de ameaças, como o Kaspersky Premium.
Bit Magazine

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

2 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

5 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

6 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

7 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 semana ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago