Categories: Inovação

NEC desenvolve tecnologia para avaliação de danos causados por catástrofes

A NEC Corporation desenvolveu uma tecnologia para avaliação de danos causados por catástrofes, utilizando um modelo Large Language (LLM) e a análise de imagens.

Esta tecnologia permite aos utilizadores avaliar de forma imediata e precisa a extensão e a localização dos danos a partir da multiplicidade de imagens recolhidas quando ocorre uma catástrofe.

No futuro, a NEC contribuirá para a aceleração da orientação de evacuação, dos esforços de salvamento e de outras atividades de resposta inicial em caso de catástrofe, fornecendo esta tecnologia aos serviços governamentais e às autoridades municipais responsáveis pela resposta a catástrofes.

Nos últimos anos, o mundo tem assistido a um aumento da frequência e da gravidade das catástrofes naturais, incluindo a intensificação das chuvas torrenciais e dos grandes terramotos

Quando ocorrem catástrofes, “é fundamental avaliar rapidamente e com precisão os danos para acelerar as atividades de resposta inicial, como a orientação de evacuação e os esforços de salvamento das vítimas de catástrofes”, sublinha a NEC.

No entanto, a concretização de uma resposta inicial rápida “continua a ser um desafio porque os mapas de distribuição da precipitação e os mapas de distribuição da intensidade sísmica, por exemplo, bem como as informações textuais recebidas dos residentes, não incluem pormenores suficientes sobre a extensão e a localização dos danos”.

Em contrapartida, as imagens das zonas afetadas por catástrofes fornecidas aos municípios e a outras entidades (imagens captadas por smartphones, CCTV, etc.) “são muito promissoras, uma vez que contêm informações detalhadas sobre os danos e a sua localização geográfica”.

Com o objetivo de acelerar as atividades de resposta inicial, a NEC desenvolveu esta tecnologia que pode ser usada “para reduzir de forma rápida e precisa as imagens necessárias para a avaliação do impacto de um desastre e, em seguida, exibir essas imagens num mapa com exatidão ao nível do endereço da rua”.

A tecnologia de reconhecimento de imagens tem sido convencionalmente utilizada para restringir as imagens às que são relevantes para os utilizadores. No entanto, estas tecnologias só são capazes de reconhecer imagens previamente determinadas, limitando assim as imagens que podem ser selecionadas para o processo de redução.

A tecnologia agora desenvolvida utiliza o LLM para restringir imagens de campo utilizando palavras-chave.

Além disso, a utilização da análise de imagens e a especificação da cena em que um utilizador gostaria de procurar, “torna possível restringir cenas que são difíceis de expressar por escrito”. Por outras palavras, ao combinar o LLM e a análise de imagens, os utilizadores podem restringir com precisão as imagens “apenas àquelas que correspondem às suas intenções, tornando assim possível responder rapidamente a catástrofes à medida que estas se desenvolvem”.

A NEC planeia colocar esta tecnologia recém-desenvolvida em uso prático durante o ano fiscal 2025.

Bit Magazine

Recent Posts

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

2 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

6 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

7 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

1 semana ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

1 semana ago