Categories: Inovação

NEC desenvolve tecnologia para avaliação de danos causados por catástrofes

A NEC Corporation desenvolveu uma tecnologia para avaliação de danos causados por catástrofes, utilizando um modelo Large Language (LLM) e a análise de imagens.

Esta tecnologia permite aos utilizadores avaliar de forma imediata e precisa a extensão e a localização dos danos a partir da multiplicidade de imagens recolhidas quando ocorre uma catástrofe.

No futuro, a NEC contribuirá para a aceleração da orientação de evacuação, dos esforços de salvamento e de outras atividades de resposta inicial em caso de catástrofe, fornecendo esta tecnologia aos serviços governamentais e às autoridades municipais responsáveis pela resposta a catástrofes.

Nos últimos anos, o mundo tem assistido a um aumento da frequência e da gravidade das catástrofes naturais, incluindo a intensificação das chuvas torrenciais e dos grandes terramotos

Quando ocorrem catástrofes, “é fundamental avaliar rapidamente e com precisão os danos para acelerar as atividades de resposta inicial, como a orientação de evacuação e os esforços de salvamento das vítimas de catástrofes”, sublinha a NEC.

No entanto, a concretização de uma resposta inicial rápida “continua a ser um desafio porque os mapas de distribuição da precipitação e os mapas de distribuição da intensidade sísmica, por exemplo, bem como as informações textuais recebidas dos residentes, não incluem pormenores suficientes sobre a extensão e a localização dos danos”.

Em contrapartida, as imagens das zonas afetadas por catástrofes fornecidas aos municípios e a outras entidades (imagens captadas por smartphones, CCTV, etc.) “são muito promissoras, uma vez que contêm informações detalhadas sobre os danos e a sua localização geográfica”.

Com o objetivo de acelerar as atividades de resposta inicial, a NEC desenvolveu esta tecnologia que pode ser usada “para reduzir de forma rápida e precisa as imagens necessárias para a avaliação do impacto de um desastre e, em seguida, exibir essas imagens num mapa com exatidão ao nível do endereço da rua”.

A tecnologia de reconhecimento de imagens tem sido convencionalmente utilizada para restringir as imagens às que são relevantes para os utilizadores. No entanto, estas tecnologias só são capazes de reconhecer imagens previamente determinadas, limitando assim as imagens que podem ser selecionadas para o processo de redução.

A tecnologia agora desenvolvida utiliza o LLM para restringir imagens de campo utilizando palavras-chave.

Além disso, a utilização da análise de imagens e a especificação da cena em que um utilizador gostaria de procurar, “torna possível restringir cenas que são difíceis de expressar por escrito”. Por outras palavras, ao combinar o LLM e a análise de imagens, os utilizadores podem restringir com precisão as imagens “apenas àquelas que correspondem às suas intenções, tornando assim possível responder rapidamente a catástrofes à medida que estas se desenvolvem”.

A NEC planeia colocar esta tecnologia recém-desenvolvida em uso prático durante o ano fiscal 2025.

Redação Silicon

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago