Categories: CloudEscritório

AWS lança Amazon Chime para reuniões online

A solução Amazon Chime dá ainda a possibilidade de utilização de chat e partilha de conteúdo e ecrãs, em uma experiência sincronizada entre desktop e dispositivos iOS e Android.

“É muito difícil encontrar pessoas que realmente gostem da tecnologia que usam atualmente para reuniões. A maioria dos serviços ou aplicações de reuniões online são difíceis de usar, entregam áudio e vídeo de baixa qualidade, exigem constantes mudanças de ferramentas para fazer o que efetivamente precisam e são muito caros”, diz Gene Farrel, vice-presidente de aplicações corporativas da AWS. O executivo sublinha que o Amazon Chime  oferece “reuniões sem frustrações, permitindo que os utilizadores sejam mais produtivos em qualquer lugar.” O serviço não tem taxas de manutenção e gestão.

A premissa da AWS é que a maioria das soluções de reunião são decepcionantes, estranhas e difíceis de usar, porque o vídeo é granulado e frequentemente desconecta. Além disso, refere, a qualidade do áudio é baixa, apresenta muito ruído e é impossível saber qual é o participante que está a provocá-lo. Outro problema é que, para conectar e participar nessas reuniões online, são exigidos longos PIN e as soluções disponibilizam aplicações e recursos móveis de segunda categoria.

A maioria “só é boa em uma coisa isolada”, como chamadas de voz ou em vídeo conferência ou em partilha de ecrã ou em mensagens instantâneas. É comum, portanto, que o utilizador tenha que alternar entre várias ferramentas diferentes.

O Amazon Chime pretende remover essas frustrações, oferecendo alta qualidade em vídeo, voz, chat e partilha de ecrã. A solução avisa todos os participantes quando a reunião começa, para que entrar na conferência online exija apenas clicar um botão na aplicação, sem a necessidade de utilização de um PIN. Quando houver ruído nas ligações ou quando alguém entrar ou sair de uma reunião enquanto ela está a acontecer, não haverá mistério em identificar os responsáveis, na medida em que será mostrada uma lista de todos participantes.

As reuniões e chats são sincronizados entre dispositivos, para que os utilizadores possam participar de conferências de qualquer lugar pelas aplicações disponíveis para Android, iOS, Mac e Windows (e  mudar do telemóvel para seu computador ou de aplicação para apliccação, sempre que necessário). O Chime pode ser integrado com diretórios corporativos já existentes e possibilita aos administradores de TI a gestão de identidades e o controlo do acesso dentro de toda a empresa. Não requer investimentos antecipados ou manutenção contínua, porque os clientes podem simplesmente descarregar a  aplicação e começar a usar o serviço. Em termos de custos, a AWS diz que o Chime custa “um terço dos programas tradicionais.”

Principais características:

•    Áudio de banda larga com cancelamento de ruído e imagens em alta definição, com o objetivo de facilitar a conversação durante uma conferência online.

•    Reuniões pontuais com acesso em um clique. Os utilizadores que estão atrasados podem  clicar no botão “estou atrasado” para notificar todos na reunião.

•    Lista visual – permite aos utilizadores verem quem participou, quem está atrasado e quem não pode comparecer. Também permite que todos vejam quem está a falar ou de onde está a vir o barulho de fundo, sendo que todos podem retirar o som do participante que o causa.

•    Em qualquer lugar: o Chime foi desenvolvido para uso móvel desde o princípio.

•    Partilha facilitada: em uma reunião online, qualquer pessoa pode partilhar o seu ecrã, sem pedir a um host para “passar a bola” ou mudra para uma aplicação diferente. Para a colaboração contínua fora das reuniões, o Chime oferece salas de chat que permitem que as pessoas trabalhem juntas em um único local, armazenando o histórico de conversas e os arquivos.

O Amazon Chime estará disponível em breve através dos parceiros APN Level 3 e Vonage. Com disponibilidade prevista para o segundo trimester de 2017, a Level 3 vai incluir o Amazon Chime ao seu conjunto de soluções de comunicações integradas e de colaboração.

Também programada para disponibilizar a solução no segundo trimestre de 2017, a Vonage vai fornecer o Amazon Chime Pro Edition para seus clientes corporativos sem custos adicionais.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

3 dias ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

4 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

4 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

5 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

5 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

6 dias ago