Baidu e BMW juntos em projeto de carro autónomo

Baidu, o motor de busca chinês e a BMW fizeram um parceria para pesquisar sobre carros sem condutor, com o objetivo de desenvolver um veículo semi-autónomo em três anos.

bmw

As empresas Baidu e BMW assinaram hoje um contrato de investigação conjunta com o fim de encontrar uma solução para os desafios do trânsito que afligem as estradas chinesas.

As duas empresas esperam que esta parceria venha a lançar as bases para as tecnologias que podem levar à construção de um carro totalmente autónomo, sendo o seu primeiro foco de desenvolvimento os mapas de alta resolução e os sistemas de construção para que o carro consiga dirigir-se em certos cenários, disse um porta-voz da Baidu.

A construtora alemã já desenvolveu algumas funções automáticas nos seus carros que podem, por exemplo, estacionar sozinho. O projeto da Baidu com a BMW também significa que os veículos da empresa alemã venham a ter mais dados dos serviços chineses.

Antes de assinar o pacto de pesquisa com a BMW, a Baidu revelou no início deste ano que se encontrava a trabalhar no seu próprio carro sem condutor. A empresa é mais conhecida como o maior motor de busca da China, mas tem a ambição de usar a análise de dados para criar hardware de forma mais inteligente.

Este mês, a Baidu revelou o seu próprio wearable para rivalizar com Google Glass, o Baidu Eye.