Categories: EmpresasNegócios

Baidu nega ter espiado utilizadores japoneses

As empresas tecnológicas entraram nas tensões entre Japão e China. A gigante chinesa Baidu está, alegadamente, a roubar informações do Japão através de um software que desenvolveu, aumentando as preocupações que pode estar a espiar os utilizadores japoneses.

O governo japonês foi avisado que o software IME, usado para escrever caracteres japoneses, podia ter falhas de segurança, incluindo o programa feito pela Baidu, dizendo que os dados são enviados para servidores fora do país. Segundo a Bloomberg, foi pedido a todos os ministros do governo central japonês para se afastarem de tais programas e o ministro dos negócios estrangeiros do Japão removeu mesmo os programas da Baidu dos seus computadores em Tokyo.

Em comunicado, um representante da Baidu afirma que o programa para a linguagem japonesa recolhe dados para atualizar o seu dicionário, apontando que a informação é encriptada e anónima, sendo processado de forma agregada. Os servidores para o programa estão localizados dentro do Japão, contrariando a tese do governo japonês.

O método de linguagem japonesa da Baidu tem tecnologia cloud, usada em produtos similares no mundo. Esta tecnologia, juntamente com tecnologia de processamento de linguagem natural, permite aos utilizadores ter um dicionário, baseado na cloud, atualizado constantemente.

Os servidores da Baidu para este software, e consequentemente os dados gerados, estão localizados no Japão e de acordo com as leis locais.

O representante da empresa chinesa salientou que a Baidu está em conversações com agências governamentais do Japão para resolver a situação.

Os médias japoneses reportam que a Baidu recolhe dados, mesmo dos utilizadores que não o permitem. A Baidu não comentou este ponto.

Rui Damião

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

3 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

4 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

5 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

6 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

7 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago