Categories: Mobilidade

Baidu também quer lançar um carro elétrico

A Baidu poderá ainda este ano lançar um carro de condução autónoma. O CEO revelou que a empresa está a investir na área dos veículos conectados e, segundo consta, está já em contacto com fabricantes automóveis.

Proprietária do maior motor de busca da China, a Baidu prepara-se para entrar na lista das empresas tecnológicas que estão de olhos postos no setor automobilístico e que pretendem mesmo criar um carro.

Conta a Bloomberg que, na semana passada, Miao Wei, ministro chinês para as Tecnologias de Informação e para a Indústria, incitou à formação de alianças entre as tradicionais fabricantes de automóveis e empresas de outros setores. Desta forma, o ministro acredita que possam ser potenciadas a inovação e a competição no mercado.

Paralelamente, a Leshi Internet Information & Technology, de Pequim, que se especializa em televisões com ligação à web, comunicou estar também a investir montantes volumosos no desenvolvimento de carros elétricos que integram sistemas de conexão à Internet.

Em fevereiro, foi divulgado que a Apple estaria a investigar o mercado dos carros elétricos e a pensar criar o seu próprio veículo alimentado por bateria, e que integra capacidades de condução autónoma. Acredita-se que aquele que poderá, pelo menos por agora, ser chamado de “iCar” comece a ser produzido já daqui a cinco anos. Nesta altura, também a Google deverá lançar no mercado o seu carro self-driving.

O setor em 2020 deverá, pelo que parece, ser um campo de batalha entre rivais tecnológicas, e entre a indústria automóvel e a esfera das TI.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 dia ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

6 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 semana ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago