eShow 2013 é o evento internacional sobre negócios na Internet que está a decorrer no Centro de Congressos de Lisboa.
Depois da habitual cerimónia de abertura onde foram dadas as boas vindas aos presentes, iniciou-se o Fórum de Economia Digital. Este contou com a presença dos seguintes oradores: Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI; Jorge Portugal, Consultor do Presidente da República para a Inovação; Susanne Czech , CEO EMOTA e Pedro Gonçalves, Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade.
Jorge Portugal mostrou ter uma perspectiva positiva sobre o comércio eletrónico. Durante a sua intervenção no Fórum Economia Digital disse que “Portugal está pronto para acolher e sustentar o crescimento da Economia Digital e este é um passo para aumentar o PIB”.
O eGovernment está a progredir a bom ritmo e o consultor do Presidente da República fez questão de realçar alguns dados. “Metade da população portuguesa já usou um serviço digital na sua relação com o Estado, número que sobe para 92% no caso das PMEs”. O desafio agora é criar um Estado mais aberto e mais orientado para a qualidade de experiência”.
Outro dos oradores presente no fórum foi Pedro Gonçalves, que realçou o impacto que a Internet tem junto das empresas portuguesas e que é importante que este continue a ser alargado. O secretário de Estado revelou ainda alguns números “65% dos sites aumentaram o número de clientes e 62% registaram vendas para fora de Portugal”, enquanto o valor do PIB continua a descer.
No que toca à regulação da economia digital foi dito que o e-commerce tem de ser mais regulado e que a ANACOM pode ser de certa forma essa reguladora.
Falou-se também do futuro do comércio eletrónico, que passa sem dúvida pela cloud, pelo social, pelo big data e pela mobilidade. A economia na internet pode gerar milhões de trabalhos.
Nos restantes fóruns discutiu-se o balanço dos novos processos eletrónicos de comunicação da faturação; o sistema de comunicação eletrónica dos documentos de transporte; as oportunidades potenciadas pelo comércio eletrónico; a participação das principais empresas de transporte e logística a operar em Portugal e das dificuldades que estas têm para distribuir os seus produtos.
O evento no auditório um terminou com o fórum sobre Transporte e Logística, onde se falou da participação das principais empresas de transporte e logística a operar em Portugal e das dificuldades que estas têm para distribuir os seus produtos.
No seminários “Revolucao do e-commerce ta so comecando!”, o CEO da Nova Pontocom, German Quiroga, abordou neste temas como o comercio digital, estrategias, cenarios, oportunidades e tendendias da internet. German Quiroga falou também sobre o cenário competitivo do e-commerce no brasil, que tem vindo a crescer.
Tiago Carvalho, site manager do Coisas.com, reforçou a ideia d que os utilizadores podem encontrar toda a oferta presente num centro comercial tradicional apenas à distancia de um clique.
Para terminar a sessão no auditório dois, Teresa Mesquita, diretora do departamento de gestão de produto da SIBS PAYMENT SOLUTIONS, falou da evolução do comércio digital, das barreiras ainda existentes neste setor e as soluções que a SIBS disponibiliza ao mercado.
A 3ª edição do eShow organizado pela ACEPI termina hoje, no Centro de Congressos de Lisboa.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…