Bancos podem perder até 40% dos seus lucros líquidos com a chegada das Fintechs [com vídeo]

Os Bancos não serão mais, em muito pouco tempo, como os conhecemos até aqui. As pequenas Fintechs que se estão a especializar, em nichos de marcado, como as pequenas transações e pagamentos internacionais, assim como alguns sistemas de pagamentos localizados ou específicos, já entraram em muitos países no lucro dos Bancos, estas empresas cobram mais barato, tendo em conta os baixos custos de estrutura. No entanto, ao contrário de outros setores, os Bancos estão bem conscientes das alterações que a transformação digital já está a imprimir no mercado, e estão bem preparados, já a oferecer produtos e  serviços de qualidade com características semelhantes aos das Fintechs.

Alguns Bancos afirmaram inclusivamente que já em 2007 anunciavam que os seus concorrentes iam ser as grandes tecnológicas e que a sua inspiração atual são as grandes tecnológicas chineses, como foi o caso do BBV.  Que mostrou um conjunto de soluções que tem apresentado aos seus clientes, assim como o investimento constante em Fintechs, com a intenção de as comprar e colocar os produtos desenhados por estas no mercado. A Banca tem dinheiro, e mais do que dinheiro tem nos seus quadros gestores experimentados e cheios de conhecimento,  e não vai deixar que se entre no seu negocio de forma simples, conscientes de que não estão sozinhos e que a palavra de ordem é integrar, não hostilizar, deixar entrar, e não fechar portas.

O primeiro dia do Ranking Summit mostrou que os Bancos estão preparados para a transformação digital e que tudo farão para que as percas previstas entre os 10% e os 40% se fiquem pelo mínimo. Ficou ainda uma mensagem positiva de reconhecer as qualidades das novas empresas que querem ficar com parte do seu negócio.

Veja aqui do discurso na integra do Governador do Banco de Portugal: 

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É Diretor Editorial do Grupo Netmediaeurope/America para o Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago