Categories: 5GMobilidade

Barreiro é uma cidade 5G

Dotado da rede 5G da NOS e a utilizar soluções inovadoras que permitem ao município “uma cada vez melhor gestão do território e dos serviços ao cidadão”, o Barreiro é hoje uma cidade 5G “mais preparada para o futuro, estando a construir as bases para ser uma verdadeira smart city”.

O município passou agora a monitorizar a mobilidade urbana, com recurso a analítica de vídeo sobre 5G, numa das áreas mais movimentadas da cidade.

O objetivo é fazer uma gestão mais eficiente da mobilidade urbana, através da análise do tráfego em tempo real.

Também os resíduos urbanos do Barreiro passaram a ser geridos através de uma solução inteligente assente na nova rede móvel, que torna possível a recolha e monitorização de dados relevantes ao processo e a instrumentalização de parte da frota de viaturas para recolha de biorresíduos da autarquia.

As soluções de Smart Cities NOS 5G “tiram partido da velocidade ultrarrápida, latência reduzida, segurança, fiabilidade e conectividade” oferecidas pela nova geração de comunicações móveis, ajudando as cidades portuguesas “a tornarem-se mais eficientes e a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS, A NOS trabalha todos os dias com a ambição de tornar as nossas cidades mais eficientes, aumentar a qualidade de vida das nossas pessoas e elevar a competitividade do nosso País. Com a adoção de soluções tecnológicas de vanguarda, a CM do Barreiro mostra que partilha desta visão e ambição”.

Por exemplo, a solução implementada pela NOS no Barreiro possibilita a monitorização dos contentores e camiões de recolha de bioresíduos, otimizando os sistemas de recolha e reduzindo os custos da operação.

Sensores instalados nos contentores indicam o nível de enchimento e, no início da recolha, os veículos recebem a rota otimizada para os contentores que necemobilissitam de serviço. O sistema assente em 5G permite “poupanças efetivas de combustível na ordem de 20%, e uma melhor gestão dos veículos e equipas, com cortes de custos operacionais que podem superar os 40%, estimativas desenvolvidas tendo por base soluções já implementadas noutras localidades”.

Os desenvolvimentos tecnológicos agora implementados no Barreiro, complementam a plataforma NOS com integração da gestão de ocorrências, instalada previamente no município.

Redação Silicon

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago