Categories: Redes

Altice Portugal recebe cabo submarino intercontinental Equiano

A Altice Portugal é o fornecedor da estação de cabos submarinos para amarração do cabo Equiano em Portugal.

É na Estação Internacional de Cabos Submarinos de Sesimbra da Altice Portugal que amarrará este novo cabo submarino, ligando diretamente a África do Sul e vários países da costa ocidental de África à Europa.

Portugal assume-se como hub de terminação e interligação de capacidade e tráfego de cabos submarinos internacionais pela sua localização geográfica privilegiada – extensa costa atlântica e vasto território marítimo – permitindo a ligação entre continentes e atraindo investimento estrangeiro.

A Altice Portugal “desempenha um papel estratégico, ao nível de serviços de consultoria e infraestruturas, suportado na sua experiência histórica de mais de meio século nesta área de telecomunicações submarinas a nível nacional e internacional”, segundo explica a empresa.

“A Altice Portugal, como líder do setor das comunicações eletrónicas em Portugal, orgulha-se de ser a porta de entrada na Europa de ativos tão relevantes no setor das comunicações como o Equiano, reforçando também o seu compromisso para com a economia e o País” afirmou Ana Figueiredo, presidente executiva da Altice Portugal.

Atualmente, a Altice Portugal possui também as duas Estações Internacionais de Cabos Submarinos do País há mais anos em atividade – Sesimbra e Carcavelos –, sendo esta última praia o ponto de amarração do primeiro cabo submarino telegráfico, há mais de 150 anos.

A Altice Portugal tem sido a empresa responsável pela operação dos cabos submarinos que ligam o Continente aos arquipélagos dos Açores e à Madeira, bem como pela operação do sistema de cabos submarinos que interliga as ilhas dos Açores.

O cabo submarino Equiano (homenagem ao escritor e abolicionista nigeriano que foi escravizado) vai de Portugal à África do Sul com unidades ramificadas ao longo do caminho (Togo, Nigéria e Namíbia), que podem ser utilizadas para estender a conectividade a outros países africanos.

É uma infraestrutura de vanguarda com capacidade de 144 Tbps baseada na tecnologia de multiplexagem de divisão espacial (SDM), 20 vezes mais capacidade de rede do que o último cabo construído para servir esta região.

Bit Magazine

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

3 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

4 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

6 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

2 semanas ago