Blueworks vence prémio de inovação no Reino Unido

A tecnologia foi capaz de demonstrar como pode ser usada para integrar cuidados primários e secundários em Oftalmologia.

A Blueworks, empresa portuguesa de tecnologia incubada no Instituto Pedro Nunes, foi anunciada como vencedora do prémio The Technology Award atribuído pela Optician.

Segundo o juri, a tecnologia foi capaz de “demonstrar como pode ser usada para integrar cuidados primários e secundários em Oftalmologia, com potencial para ter um impacto positivo na saúde dos doentes à escala nacional”.

A Blueworks foi premiada pela sua tecnologia que permite às ópticas britânicas acederem a informação oftalmológica relevante obtida em âmbito hospitalar, permitindo aos profissionais de saúde dos cuidados primários “tomar melhores decisões de referenciação para doentes no hospital, e ajudando a reduzir o número de consultas desnecessárias nos cuidados secundários”.

“Estamos muito satisfeitos por receber este prémio”, disse Paulo Barbeiro, CEO da Blueworks, que acrescentou ainda: “Este reconhecimento é um forte indicador de que a nossa tecnologia está a fazer a diferença no setor da oftalmologia no Reino Unido.”

Segundo dados do NHS estima-se que, em cada ano, no Reino Unido, 150.000 doentes são referenciados para consultas hospitalares de oftalmologia desnecessárias.

“Acreditamos que a nossa tecnologia tem o potencial de melhorar a qualidade dos cuidados oftalmológicos no Reino Unido”, disse Barbeiro, “e estamos comprometidos em trabalhar com os vários actores do NHS para garantir que esta tecnologia seja utilizada para beneficio dos doentes.”

A Blueworks é uma empresa de tecnologia sediada em Coimbra.