BT deverá lançar serviços 4G para consumidores privados

Após mais de uma década afastada do mercado dos consumidores privados, a BT está a preparar-se para lançar um conjunto de serviços móveis com base em tecnologia 4G. O objetivo não parece ser apresentar preços mais baixos do que as concorrentes mas sim alargar o seu catálogo de ofertas.


Deve acontecer, ainda esta semana, o anúncio que marca o regresso de uma das principais operadoras britânicas ao mercado dos consumidores privados, depois de ter apresentado o último pacote de serviços para este segmento, em 2012. A informação que aponta esta semana como a data do anúncio é reportada pelo Financial Times, citando fontes próximas da empresa.

O BT Mobile será disponibilizado apenas aos atuais clientes de banda larga da operadora, pelo menos durante o período inicial de lançamento. Ainda assim, a disponibilização para estes utilizadores representa o alcance de quase oito milhões de subscritores, número significativo para um serviço com o qual a BT não tem qualquer ligação há quase 15 anos.

No mesmo campo, atuam empresas como a TalkTalk, a O2 ou a Vodafone e que poderão encontrar nesta decisão da BT um cenário de perigo para o sucesso das mesmas, ainda que não estejam previstos preços reduzidos a serem praticados por parte da BT. Os valores avançados para uma subscrição mensal de 4G são de 11 libras, em alguns casos o dobro relativamente a outras operadoras.

Quanto ao modelo do negócio, caso a aquisição da EE se venha a concretizar, a BT deverá aproveitar as estruturas da EE para lançar o seu serviço de comunicações móveis de quarta geração, tornando-se numa MVNO – Mobile Virtual Network Operator. Neste momento, a Autoridade da Concorrência e Mercados do Reino Unido está a examinar o negócio.

Para além da utilização das infraestruturas da EE, caso a aquisição avance, a BT poderá usufruir também das lojas da EE para vender os seus novos serviços 4G, pensados para consumidores privados, ao contrário das restantes soluções da operadora, desenvolvidas para clientes empresariais.

Filipa Almeida

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago