A Câmara da Covilhã tem desenvolvido inúmeras ações no sentido da implementação de soluções inovadoras na área da geração de energia a partir de fontes renováveis e eficiência energética.
E no âmbito dessa estratégia, a edilidade está a avaliar a possibilidade de instalar soluções de microgeração hídrica, nas condutas de adução de distribuição de água potável ao concelho. Dado que estas condutas se iniciam no alto da Serra da Estrela e distribuem água até às cotas mais baixas, entendeu a Câmara, existir um potencial elevado de geração de energia.
Para analisar a viabilidade do projeto, o Município celebrou uma parceria estratégica com a Siemens, no sentido da realização de um estudo prévio de viabilidade técnica.
„Acreditamos que a experiência da Siemens nesta área das renováveis em projetos um pouco por todo o mundo pode adicionar valor a esta iniciativa da Câmara Municipal, disse João Silva Marques, responsável pela área de produção de energia na Siemens Portugal.
Vitor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, explica que um dos objetivos „é que a Covilhã passe a ter mais uma fonte de energia alternativa “, acrescentando que „este poderá ser um projeto inovador não só em Portugal, como na Europa“.
Mediante os resultados deste estudo, que está em fase de conclusão, o Município abrirá concurso público para esta concessão.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…