Carrapatoso abandona administração da Vodafone Portugal [atualizado]

António Carrapatoso vai, no próximo dia 31 de dezembro, cessar as suas funções como Chairman da Vodafone Portugal, que executa desde 2009, pretendendo, segundo o próprio, concentrar-se noutros projetos.

Tendo fundado a Telecel – empresa que antecedeu a Vodafone Portugal -, António Carrapatoso elaborou, entre 1990 e 1991, uma candidatura à segunda licença de telecomunicações móveis em Portugal. Esta candidatura superou as restantes sete, e no dia 18 de outubro de 1991 foi formalmente concedida à empresa a licença para operar a segunda maior rede de telecomunicações móveis em Portugal.

A Telecel iniciou as suas operações públicas a 18 de outubro de 1992. A empresa, de acordo com fontes oficiais, desde cedo revelou o seu forte foco sobre o consumidor. Quatro anos depois, a empresa estreou-se na Bolsa de Valores, e em 2000 conquistou uma avaliação superior a quatro mil milhões de euros, um valor aproximadamente 40 vezes acima do seu valor inicial nominal.

Após a aquisição pelo Grupo Vodafone da Acionista maioritária da Telecel (a empresa americana Airtouch), em 1999, a empresa mudou de nome, em 2001, passando a designar-se desde então Vodafone Portugal. Em 2003, o Grupo Vodafone passou a deter a totalidade do capital da Vodafone Portugal, integrando a empresa no Grupo, a qual deixou assim de estar cotada em Bolsa.

António Carrapatoso deixou de exercer o cargo de Presidente executivo da Vodafone Portugal no final de 2009, mantendo-se desde então apenas como Chairman não executivo, o que lhe permitiu lançar os seus próprios projetos empresariais e de cidadania. Este período de transição, inicialmente previsto para dois anos, prolongou-se até agora, quando finda mais um mandato.

As funções de Chairman, até agora desempenhadas por António Carrapatoso, passarão a ser, por acumulação, da responsabilidade do atual Presidente executivo da Vodafone Portugal, Mário Vaz.

Para António Carrapatoso, esta ligação à Vodafone Portugal constituiu “cerca de 25 anos dedicados a um dos projetos mais entusiasmantes e com maior dimensão e impacto no sector das Telecomunicações e na própria economia portuguesa”. E afirma que vai “iniciar, agora, também com o mesmo entusiasmo, novas etapas na minha vida empresarial e profissional”.

Ao deixar as funções de Chairman, António Carrapatoso expressa o apreço e faz votos das maiores felicidades e progressos para a Empresa e para os que com ele “colaboraram ao longo de tantos anos”.

O Presidente executivo da Vodafone Portugal, Mário Vaz, considera que António Carrapatoso “ficará para sempre ligado à história de sucesso da Vodafone Portugal, empresa de que foi seu fundador e primeiro Colaborador. Contribuiu, com as qualidades que lhe são unanimemente reconhecidas e que pessoalmente tive oportunidade de testemunhar ao longo destes últimos 24 anos, para tornar a Vodafone Portugal na empresa de referência que tem sido no sector das telecomunicações”.

Fontes oficiais disseram à B!T que as funções de Chairman abandonadas por Carrapatoso serão assumidas pelo CEO da Vodafone Portugal, Mário Vaz, no dia um de janeiro de 2015.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

2 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

2 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

3 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

4 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

7 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago