Categories: Mobilidade

Carros self-driving vão gerar milhares de milhões em receitas

O mercado dos carros autónomos poderá gerar receitas anuais de milhares de milhões de dólares. Um estudo da McKinsey & Company concluiu que o crescimento deste setor será alimentado pelos serviços e produtos de Internet móvel.

A investigação revelou que a disseminação dos chamados self-driving cars levará a uma diminuição de 90 por cento dos acidentes rodoviários nos Estados Unidos. Paralelamente, registar-se-á, projeta o estudo, uma poupança de cerca de 200 mil milhões de dólares, fruto do menor número de acidentes e de mortes.

Projetando que os passageiros de veículos autónomos (considere-se que o papel de condutor deixou de existir com este novo paradigma de carro) pouparão até 50 minutos nas suas deslocações, o estudo evidenciou que a utilização de serviços online aumentaria, visto que as pessoas teriam mais tempo disponível para navegar na Internet. Isto resultará, pensa-se, no crescimento das receitas digitais e, consequentemente, da própria economia digital. Estima-se que este aumento rondará os 5,6 mil milhões de dólares por cada minuto que os utilizadores passarão a utilizar serviços de Internet nos seus veículos.

Apesar de esta evolução automobilística ser gradual, já são algumas as marcas que estão a desembolsar quantias consideráveis para integrar sistemas inteligentes nos seus veículos. A Daimler e a Volkswagen já instalaram nos seus carros sistemas avançados de navegação e assistência. Contudo, são algumas as preocupações vociferadas por grandes nomes da indústria automóvel face à campanha de algumas empresas tecnológicas para conquistarem o setor, como a Apple, que foi fortemente criticada pelos seus planos para um carro elétrico com capacidades de condução autónoma.

Diz a Reuters que as fabricantes não acreditam que os self-driving cars sejam uma realidade palpável, pelo menos, até 2025. Não obstante, estes automóveis ditarão o começo de uma nova era na indústria automóvel e serão responsáveis por profundas mudanças, tanto ao nível das empresas, como ao nível dos próprios consumidores.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Lenovo apresenta a nova Workstations Solutions

A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…

7 dias ago

Fundação MEO e ULS Algarve inauguram primeiro “Espaço com Sentido” do País

O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…

1 semana ago

Sage e Caixa Geral de Depósitos anunciam parceria para PME

Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…

2 semanas ago

CTT juntam-se a emissão europeia de Cripto Stamps

Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…

2 semanas ago

Microsoft lança novo Programa de Segurança para a Europa

Este novo programa alarga o alcance geográfico do trabalho atual e acrescenta novos elementos que…

2 semanas ago

Altice Labs obtém certificação TM Forum Gold Open API

O selo agora atribuído é o resultado do desenvolvimento de duas das suas soluções de…

2 semanas ago