Categories: Mobilidade

Carros self-driving vão gerar milhares de milhões em receitas

O mercado dos carros autónomos poderá gerar receitas anuais de milhares de milhões de dólares. Um estudo da McKinsey & Company concluiu que o crescimento deste setor será alimentado pelos serviços e produtos de Internet móvel.

A investigação revelou que a disseminação dos chamados self-driving cars levará a uma diminuição de 90 por cento dos acidentes rodoviários nos Estados Unidos. Paralelamente, registar-se-á, projeta o estudo, uma poupança de cerca de 200 mil milhões de dólares, fruto do menor número de acidentes e de mortes.

Projetando que os passageiros de veículos autónomos (considere-se que o papel de condutor deixou de existir com este novo paradigma de carro) pouparão até 50 minutos nas suas deslocações, o estudo evidenciou que a utilização de serviços online aumentaria, visto que as pessoas teriam mais tempo disponível para navegar na Internet. Isto resultará, pensa-se, no crescimento das receitas digitais e, consequentemente, da própria economia digital. Estima-se que este aumento rondará os 5,6 mil milhões de dólares por cada minuto que os utilizadores passarão a utilizar serviços de Internet nos seus veículos.

Apesar de esta evolução automobilística ser gradual, já são algumas as marcas que estão a desembolsar quantias consideráveis para integrar sistemas inteligentes nos seus veículos. A Daimler e a Volkswagen já instalaram nos seus carros sistemas avançados de navegação e assistência. Contudo, são algumas as preocupações vociferadas por grandes nomes da indústria automóvel face à campanha de algumas empresas tecnológicas para conquistarem o setor, como a Apple, que foi fortemente criticada pelos seus planos para um carro elétrico com capacidades de condução autónoma.

Diz a Reuters que as fabricantes não acreditam que os self-driving cars sejam uma realidade palpável, pelo menos, até 2025. Não obstante, estes automóveis ditarão o começo de uma nova era na indústria automóvel e serão responsáveis por profundas mudanças, tanto ao nível das empresas, como ao nível dos próprios consumidores.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

14 horas ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

22 horas ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

2 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

3 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

6 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

7 dias ago