Face a esta situação, o papel dos CIO “poderá tornar-se muito mais limitado do que é hoje em dia, graças ao aumento de CDO de ambas as variedades (Chief Data Officer e de Chief Digital Officer) e da cloud”, afirma a vice-presidente da Gartner e analista Debra Logan.
Dado que a grande parte dos diretores digitais vem da vertente de marketing e vendas, é comum que estes partam, então, do posto de diretor de marketing. Não é tão frequente, contudo, a evolução de um CIO para o cargo de diretor digital.
Os CDO desempenham funções direcionadas, essencialmente, para o desenvolvimento de produto e para a inovação, pelo que optam pela utilização de dados para chegar aos seus consumidores.
Com esta renovação tem-se verificado um impacto dos novos “executivos digitais” no tradicional papel dos CIO. A função destes últimos passa por reduzir custos, tanto ao nível do seu departamento em específico, como ao nível da organização como um todo. Ou seja, os diretores de informação automatizam o material que pode ser automatizado, em vez de criarem valor pela inovação, à semelhança do que fazem os CDO.
A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…
O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…
Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…
Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…
Este novo programa alarga o alcance geográfico do trabalho atual e acrescenta novos elementos que…
O selo agora atribuído é o resultado do desenvolvimento de duas das suas soluções de…