Cisco anuncia plataforma digital de partilha de dados para cidades inteligentes

A Cisco vai apresentar durante a feira Smart City Expo World Congress 2016, que decorre em Barcelona entre os dia 15 e 17 de novembro, um serviço de cloud pay-as-you-go que permite às cidades atuar com maior eficiência sobre os dados vindos de sensores, câmaras e dispositivos móveis.

A solução Cisco Smart+Connected Digital Platform foi concebida para ajudar os gestores urbanos a tirar maior partido dos dados em tempo real, compilando de forma segura a informação gerada pela Internet das Coisas.

Segundo a empresa, os departamentos e agências urbanas vão conseguir melhorar a sua eficiência operativa, reduzir custos e aumentar as fontes de receita em diferentes segmentos como iluminação e estacionamento inteligente, gestão do tráfego, de resíduos e meio ambiente, vigilância e segurança, entre outros serviços urbanos.

Por exemplo, os departamentos de tráfego podem utilizar aplicações de terceiros e a API aberta da Smart+Connected Digital Platform para visualizar os dados compilados tanto dentro como fora do seu departamento. Acedendo aos dados das câmaras de tráfego, e também aos dados provenientes dos sensores de meio ambiente, podem tomar-se medidas para evitar engarrafamentos, reduzir a poluição ou atuar o mais rapidamente em caso de emergência.