Cisco compra Jasper Technologies em mega negócio de 1,3 mil milhões para a IoT

A Cisco anunciou uma das maiores aquisições até à data no mercado de Internet das Coisas: a compra da Jasper Technologies, uma empresa sediada em Santa Clara, por 1,3 mil milhões de euros.

O acordo foi revelado por Rob Salvagno, diretor de fusões e aquisições da tecnológica, no blogue corporativo da Cisco. O executivo classificou o negócio como um passo para tornar a Internet das Coisas “simples, escalável e interoperável.” A Jasper Technologies fornece uma plataforma de IoT baseada na nuvem.

A Cisco vê a Jasper como “uma plataforma IoT única que está a ser disruptiva num mercado massivo”, com alinhamento de estratégias. Rob Salvagno indica que a empresa adquirida “representa a maior plataforma em escala na IoT”, com 3500 clientes empresariais e 27 fornecedores de serviço em 100 países. A sua missão é permitir às empresas desenvolverem os seus produtos inteligentes e pô-los no mercado de forma mais rápida e simples – uma tarefa complicada se pensarmos na quantidade de dados que serão gerados, recolhidos e analisados a partir destes aparelhos.

“Com a Jasper, as empresas podem simplificar e automatizar a gestão de serviços IT numa vasta gama de produtos conectados, tais como carros, impressoras, máquinas de venda automática e muitos outros”, referiu o responsável da Cisco. A gigante promete “entregar” uma plataforma para a Internet das Coisas que vai permitir gerir de forma fácil e interoperável os milhares de milhões de objetos que se irão conectar nos próximos cinco anos.

O CEO da Cisco, Chuck Robbins, acrescentou em comunicado que este acordo vai acelerar a IoT. “Juntos, podemos dar a oportunidade a fornecedores de serviço, empresas e o ecossistema alargado de conectarem, automatizarem, gerirem e analisarem milhares de milhões de coisas conectadas, em qualquer rede, criando novos fluxos de receitas.”

O até aqui CEO da Jasper, Jahangir Mohammad, vai liderar a nova divisão de Software IoT que a Cisco criou, reportando ao diretor de IoT e Colaboração Rowan Trollope. “Há dez anos, quando toda a gente estava focada em telemóveis concha e na adesão aos smartphones, Jahangir e a sua equipa focaram as suas energias na ligação de tudo o resto, incluindo unidades GPS, carros, sistemas de segurança e dispositivos de pontos de venda”, elogiou Rob Salvagno.

O facto de a plataforma da Jasper ser baseada na nuvem fornece a componente de escalabilidade que permitirá às empresas crescerem sem esforço à medida que mais e mais aparelhos se ligarem e o volume de dados explodir.