Cisco e Google anunciam solução cloud híbrida

As duas empresas realizaram um acordo de colaboração para desenvolver uma solução cloud híbrida, que combina ferramentas da Cisco e da Google Cloud e permite que aplicações e serviços sejam implementados, geridos e protegidos em ambientes on-premise e na Google Cloud Platform

Com a solução, a Cisco e a Google querem ajudar as empresas a maximizar os seus investimentos, oferecendo uma forma de executar, proteger e monitorizar os  fluxos de trabalho. A nova cloud híbrida oferece planeamento de migração na nuvem e evita dependência de soluções externas.

A nova plataforma dá aos programadores a oportunidade de aproveitar as vantagens de diferentes ferramentas open source como os Kubernetes, o Catálogo de Serviços da Google Cloud Platform (GCP), tecnologias de rede e segurança Cisco, assim como autenticação e gestão da rede de serviço Istio, que garante um mecanismo uniforme para conectar, proteger, gerir e monitorizar microserviços.

Além disso, os developers podem aceder, de forma segura, a Application Programming Interfaces (API) na cloud,  permitindo que o legado de ambientes de trabalho que se executam on-premise se conectem à nuvem.

A solução híbrida da Cisco e da Google Cloud proporciona também extensão das políticas e configurações da rede para multiplicar ambientes cloud e on-premises e monitorização e automatização em tempo real do desempenho das aplicações e da rede.

Por outro lado, oferece suporte extra e está preparada para programadores. A nova cloud híbrida tem apoio técnico e coordenado por parte da Google e da Cisco, bem como da rede global de parceiros da Cisco, e através do centro de desenvolvimento DevNet, da Cisco, disponibiliza ferramentas e recursos para que programadores de cloud e empresariais possam codificar em ambientes híbridos e desenvolver oportunidades de IoT.

A Cisco DevNet Sandbox proporciona acesso imediato e gratuito a ambientes de desenvolvimento de hardware e software. Os programadores que utilizam Google Cloud têm, assim, acesso a vasta informação, ferramentas, formações e documentação.

“O acordo com a Google garante aos nossos clientes o melhor que a cloud tem para oferecer – rapidez, escalabilidade e segurança de alto nível. Partilhamos a mesma visão de uma cloud híbrida global que garanta a velocidade da inovação num ambiente seguro e open source, comportando as soluções certas aos nossos clientes”, referiu, em comunicado, Chuck Robbins, CEO da Cisco.

Diane Greene, CEO da Google Cloud, indicou que “esta solução conjunta da Google e da Cisco promove uma abordagem simples e escalável que permite usufruir dos benefícios da Cloud. Era isto que os nossos clientes pediam.”

A solução estará disponível para um número limitado de clientes no primeiro semestre de 2018, sendo que a disponibilidade geral será definida posteriormente, no decorrer do ano.