Cisco investe em empresa indiana de pagamentos móveis

A MobiKwik recebeu um investimento de 25 milhões de dólares através de uma ronda liderada pela Tree Line mas onde a Cisco também teve um papel preponderante. A startup de pagamentos móveis quer mudar o modo como a população indiana se relaciona com o digital.

credit card

O avanço do universo tecnológico na Índia tem encontrado altos e baixos com uma aposta forte por parte das empresas mas com dificuldades em penetrar no dia-a-dia da população. O setor do e-commerce é um dos ramos que tem conseguido superar parte das dificuldades e tem registado um crescimento significativo pautado pela nascimento de startups dedicadas a este tipo de plataformas.

A MobiKwik é uma delas e ganha, agora, novo fôlego graças a uma ronda de investimento liderada pela Tree Line de Singapura e que lhe valeu 25 milhões de dólares. No investimento participaram ainda a Cisco, American Express e Sequoia Capital, parceiros escolhidos estrategicamente para levar a cabo a missão da startup indiana de revolucionar os pagamentos, no país.

As soluções da MobikWik permitem carregar os telemóveis, pagar contas e realizar compras em mais de mil portais disponíveis no catálogo da startup. Neste momento, de acordo com dados da própria, o número de utilizadores chega aos 15 milhões e o objetivo é aumentar a base de clientes para os 100 milhões, até ao final do próximo ano.

O dinheiro angariado será utilizado em analytics e marketing mas servirá, especialmente, para suportar uma rede física de apoio. O aumento do número de pontos presenciais deverá ajudar na transição para o digital ao providenciar maior segurança aos utilizadores indianos que não estão familiarizados com os sistemas de pagamentos móveis.

Nesse sentido, Bipin Preet Singh, fundador e CEO da MobiKwik’, explica que “com 90% dos indianos sem utilizar serviços bancários, os pagamentos simplificados via mobile wallet fazem perfeito sentido. Levar milhões de indianos do dinheiro para transações digitais e construir um perfil de utilizador rico que vá ao encontro de todas as suas necessidades de serviços financeiros é a nossa missão”.

Com a American Express e com a Cisco como parceiros, essa realidade poderá estar mais próxima. Alok Bardiya, country director da Cisco, explica que “inclusão financeira é um pilar para a iniciativa Digital India e os produtos inovadores da MobiKwik transversais a telemóveis e plataformas irá ajudar a apoiar a nova visão do governo ao oferecer uma soluções mais confiável e com custos mais reduzidos”.