Categories: Cloud

Cloud e AI ganham terreno nas PME portuguesas

Em Portugal, as PME são o motor da economia nacional: representam uns impressionantes 99,9% do tecido empresarial e geram cerca de 80% do emprego no país, segundo dados da Pordata.

Neste contexto, os serviços de cloud computing têm vindo a ganhar relevância, uma vez que fornecem às empresas ferramentas tecnológicas para inovar, crescer e competir na era digital.

Os fornecedores de cloud têm vindo a desenvolver soluções específicas para responder aos desafios únicos que estas empresas enfrentam, desde o acesso a financiamento à necessidade de digitalização, particularmente no que diz respeito às oportunidades que a tecnologia cloud e a inteligência artificial (IA) proporcionam.

De acordo com um estudo recente da Strand Partners para a Amazon Web Services (AWS) – Unlocking Portugal’s Artificial Intelligence (AI) ambitions in the digital decade by 2025 – conclui-se que 41% das empresas em Portugal já estão a utilizar ferramentas de IA, o que significa mais de 600.000 empresas em todo o país.

Esta adoção tem vindo a acelerar a um ritmo notável, com 12 empresas a adotar IA pela primeira vez a cada hora no último ano.

Para tirar o máximo partido do potencial tecnológico atual, as PME devem avaliar os serviços de IA disponíveis com foco em três pilares essenciais:

O mercado está a oferecer uma vasta gama de ferramentas de IA que permitem às PME implementar estratégias de inovação tecnológica. Entre as soluções, destacam-se plataformas como o Amazon Bedrock, que fornece acesso a mais de 100 modelos de base (FMs) de empresas especializadas em IA, e o Amazon Q, um assistente de IA generativa para negócios que oferece suporte personalizado através de uma interface conversacional.

Estas tecnologias permitem às PME iniciar rapidamente processos de inovação baseados em IA, otimizando a gestão e oferecendo serviços mais personalizados aos seus clientes. Exemplos práticos incluem soluções prontas a usar, como chatbots fornecidos através do Amazon Lex, ou sistemas de recomendação personalizados, como o Amazon Personalize.

O fácil acesso e a integração com outras plataformas são fatores essenciais. A este respeito, o AWS Marketplace garante esta compatibilidade e permite às empresas explorar soluções de IA desenvolvidas por uma rede global de mais de 4.000 parceiros especializados.

Por outro lado, a inovação tecnológica procura conciliar funcionalidades avançadas com soluções economicamente viáveis. As ferramentas disponíveis hoje permitem às PME adotar IA sem que o custo seja um obstáculo. Um exemplo são os modelos de base (FMs) de IA generativa do Amazon Nova, que oferecem capacidades avançadas a um custo mais acessível do que as abordagens tradicionais.

Através da gama de serviços de IA, infraestrutura escalável e suporte especializado disponíveis, as PME podem explorar novas oportunidades, melhorar a eficiência operacional e oferecer experiências diferenciadas aos seus clientes. Uma infraestrutura escalável é essencial para apoiar o crescimento das PME.

A disponibilidade de centros de dados distribuídos por várias regiões do mundo — incluindo os já presentes na Península Ibérica, como a infraestrutura AWS em Aragão (Espanha) — permite às empresas portuguesas “expandir internacionalmente sem a necessidade de grandes investimentos iniciais em infraestrutura, pagando apenas pelos recursos que utilizam e reduzir a latência e melhorar a experiência do cliente final”.

Permite ainda “ajustar automaticamente os recursos de acordo com a procura, desde picos sazonais à entrada em novos mercados, aceder instantaneamente a serviços avançados de computação, armazenamento e análise de dados e cumprir os requisitos legais e garantir a residência de dados em diferentes jurisdições”.

A Clever Advertising, por exemplo, migrou para a AWS em 2020 para superar as limitações de escalabilidade e desempenho que dificultavam o seu crescimento.

Fernando Guedes, CTO&CISO da Clever Advertising, comenta: «Com a AWS, conseguimos escalar dinamicamente as nossas cargas de trabalho, automatizar implementações e acelerar o desenvolvimento de produtos. Isto foi fundamental para expandir a nossa base de utilizadores, aumentar as taxas de conversão e apoiar a nossa expansão para regiões estratégicas como os Estados Unidos, o Sudeste Asiático e África.»

Redação Silicon

Recent Posts

Tecnologia Celfocus assegura gestão do Fundo de Criptomoedas da 3 Comma Capital

O 3CC Global Crypto Fund é o primeiro fundo de criptomoedas em Portugal.

13 horas ago

Chatbots começam a melhorar o atendimento das marcas

No entanto, resolução do problema, tempo de resposta e clareza na comunicação são ainda pontos…

3 dias ago

DR da Jotelulu garante continuidade de funcionamento das PME em Portugal

Recurso recorre a cópias de segurança e replica os dados em caso de falhas graves…

6 dias ago

Lenovo Hybrid AI Advantage acelera a transformação da IA empresarial

Com esta expansão, a marca disponibiliza uma estrutura completa para as empresas construírem, escalarem e…

7 dias ago

Candidaturas a Prémio Sonae Educação a terminar

Além do valor monetário, o prémio oferece a possibilidade de integração dos projetos no ecossistema…

1 semana ago

Fortinet alerta para campanhas de Email Multicamadas

Crescente sofisticação das metodologias de ataque de malware, aproveita as funcionalidades legítimas das ferramentas de…

1 semana ago