Cloud, mobilidade e big data aceleram crescimento de empresas em até 53%

Esse é o resultado do relatório Global Technology Adoption Index 2015 realizado pela Dell. O estudo apontou que as organizações que utilizam tecnologias inovadoras reconhecem avanços significativos em crescimento e eficiência dos negócios. Contudo, o custo, segundo o levantamento, é a principal barreira para a tomada de decisão.

O estudo global da Dell, fornecedora de soluções de TI, está na sua segunda edição e tem por objetivo mapear o impacto no uso da tecnologia nos resultados de médias e grandes empresas de 11 países. Entre as principais descobertas, a pesquisa mostra que as organizações que investem ativamente em mobilidade, cloud computing (computação em nuvem) e big data estão experimentando taxas de crescimento de receita até 53% mais altas do que aquelas que não investem nessas tecnologias.

Conduzido pela TNS Research a pedido da Dell, o levantamento identifica também que, apesar de muitos decisores de TI identificarem a relação direta entre uso de tecnologia e aumento da receita, o custo é citado como a principal barreira para implementação ou expansão dos projetos que envolvam essas tendências tecnológicas.

Entre os três principais benefícios citados pelo uso das tecnologias estão, em Mobilidade, mais eficiência (39%), melhoria dos processos de negócio (21%) e redução de papel (21%). Em cloud computing: redução de custos (42%), realizar tarefas mais rápido (40%) e melhor alocação dos recursos de TI (38%). Em Big Data: endereçar melhor os esforços de Marketing (41%), otimização dos gastos com publicidade (37%) e otimização do Marketing nas redes sociais (37%).

Segurança

Ainda de acordo com o estudo, as companhias têm reconhecido a importância da segurança da informação e estão realizando investimentos mais estratégicos nessa área. Em média, 54% das empresas que responderam ao estudo apontam que usam seus atuais orçamentos de TI para implementar planos de segurança, em vez de apenas atuar reativamente contra as ameaças.

O levantamento mostra ainda que quanto maior a empresa, mais preocupação ela tem com a segurança da informação. Nesse sentido, o estudo revela que entre as organizações que gastam menos de 10 mil dólares ao ano com TI, cerca de uma em cada cinco não têm qualquer política ou regras de segurança da informação.

*Solange Calvo é editora da B!T no Brasil