Coligação alemã promete promover open source na Europa

O software de código aberto está entre as prioridades do novo governo alemão, liderado por Angela Merkel, na sua política para as Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Merkel, EPO novo governo pretende também tomar medidas para proteger os seus cidadãos contra as ameaças de espionagem da NSA e outras agências de inteligência estrangeiras. Deste modo, a coligação tem em vista a manutenção das principais tecnologias, incluindo as de segurança de TI, o software de processos e para empresas, de cifra e de comunicação máquina-a-máquina em plataformas de tecnologia proprietária e linhas de produção na Alemanha ou na Europa.

A promoção do uso e desenvolvimento de plataformas abertas e software open source é também outro dos objetivos desta coligação, como uma alternativa aos sistemas proprietários fechados.

Soluções de código aberto, como uma possibilidade na compra de novas TI, terão de ser consideradas pelo setor público. Os partidos da coligação pretendem promover a competitividade do software “made in Germany” à escala global, e fortalecer a qualidade da segurança, proteção de dados, desenho de sistemas e usabilidade ao fazê-lo.

Segundo Matthias Kirschner, Vice-Presidente da Free Software Foundation Europe, “o plano é muito melhor do que o último acordo de coligação. No entanto, embora existam boas intenções, há também oportunidades perdidas”.

O dirigente acrescentou que “teria sido melhor se o novo governo tivesse dado prioridade à utilização de software de código aberto nas instituições públicas, em vez de simplesmente fazê-los pensar nisso”.