Editorial: Começa hoje a mais importante feira de tecnologia da atualidade

A mais importante porque trata de todos os assuntos que dizem respeito ao mais importante equipamento para a sociedade em geral: o telemóvel e tudo o que lhe está direta ou indiretamente ligado.

No decorrer dos próximos dias, as marcas vão lançar os seus últimos modelos de telemóveis, tabletes e wearables. Mas não só de novidades de equipamentos vamos ouvir falar. Importa estarmos atentos às estratégias que toda a indústria está a desenvolver no mundo. Durante a semana, vamos ouvir falar de Internet.org , e-commerce, start ups, melhor banda larga, chips, processadores, cidades digitais, M2M, print one dimand, 3D. E o tema do momento, a Internet das Coisas.

As operadoras de telecomunicações são, neste momento, o centro das atenções. São elas que conduzem o processo de evolução, que estão no “comando” das nossas vidas através do telemóvel e todo o poder de uma indústria que trabalha em paralelo para que tenhamos o comando de tudo na palma da nossa mão.

Nos últimos anos, temos a assistido ao nascimento de empresas e projetos que têm mudado a nossa vida no sentido prático, que simultaneamente têm colocado no centro da discussão novos modelos de negócio que mexem com os interesses instalados. E e até com profissões que de alguma forma considerávamos intocáveis. Estes negócios têm uma tendência de crescimento e todos os dias as operadoras procuram novas formas de incentivar o mercado e investir em novos modelos de negócio que se adaptem a modelos possíveis de controlar através de um telemóvel ou de um tablet.

Este mercado encaixa diretamente com o mercado de “cloud”. Um conjunto de soluções que permitem às empresas encontrar respostas para que a informação de dados seja tratada em máquinas que todos partilham o custo mas que são dimensionadas às necessidades de cada um. É aqui que surge mais uma área de negócio que temos ouvido falar muito nos últimos tempos: a análise de dados e os profissionais que os vão tratar. Um tema que será sem dúvida um dos mais falados neste evento. Será uma semana repleta de bons momentos e de muitas novidades.

A B!T estará no terreno com uma equipa de jornalistas que permitirá fazer uma cobertura ambiciosa para mantê-lo informado sobre tudo o que passar pelo Mobile World Congress 2016.

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

DXC Code Challenge desafia jovens portugueses a criar videojogos

A DXC Technology promove a educação STEM para impulsionar a inovação e a diversidade entre…

2 dias ago

Compras online ultrapassam 100 mil milhões de euros na Península Ibérica

As projeções para o final do ano de 2024 apontam para um crescimento do e-commerce…

3 dias ago

Gamers mais jovens na mira do cibercrime

Os jogos online são cada vez mais apelativos para os mais novos, cujo entusiamo os…

4 dias ago

Grupo Seresco fatura 23,9 milhões de euros no semestre

O grupo tecnológico regista um crescimento de 20% em faturação face ao mesmo período de…

5 dias ago

Bernardo Cunha assume novas funções na Samsung Portugal

Com uma carreira na área de Marketing e Desenvolvimento de Negócios, o novo responsável acumula…

6 dias ago

Nasceu a PaperWeight AI

Trata-se de uma spin-off especializada em tecnologia avançada para o setor do retalho e que pretende…

1 semana ago