Como fazer multitasking nos dispositivos Galaxy

Foi para resolver problemas como este que a Samsung incorporou nos seus dispositivos Galaxy a funcionalidade Multi Window, que está disponível desde o Galaxy Note S2, lançado em 2012. Ainda assim, esta não é das características mais populares dos Galaxy. Mas pode revelar-se uma ajuda preciosa quando temos múltiplas tarefas em mãos. Por isso, explicamos como tirar o melhor partido desta função.

Com os Galaxy S6 e S6 edge, é possível abrir facilmente duas aplicações ao mesmo tempo. A partir de qualquer ecrã, basta tocar durante breves momentos no Botão Apps. Ficam então disponíveis todas as apps compatíveis com o Multi Window. Só resta escolher duas aplicações que vão partilhar o ecrã: uma fica na metade superior, outra na metade inferior.

Os controlos, que aparecem entre as duas janelas, trazem ainda mais flexibilidade. Permitem ajustar o tamanho de cada janela, arrastar conteúdos de uma para outra e trocar a posição entre elas. É também possível minimizar uma aplicação, que se converte num ícone circular e móvel, e que pode ser novamente aberta com um simples toque.

Uma outra característica desta função é a pop-up view. Ao agarrarmos e movermos o botão de controlo, a aplicação vai surgir como um pop-up, tendo como fundo a outra aplicação, que continua disponível. Assim, mesmo em multitasking, podemos dar primazia a uma aplicação.

No Galaxy Tab S, o Multi Window funciona de forma muito semelhante à do Galaxy S6. No caso dos Galaxy Note Pro e Galaxy Tab Pro, é ainda possível ter quatro janelas abertas em simultâneo.

Com os Galaxy S6, S6 edge e o Galaxy Note 4, se estivermos a ver um vídeo ou a utilizar uma aplicação, e recebermos uma chamada, surge uma janela pop-up no ecrã. O utilizador pode assim escolher se quer aceitar ou rejeitar a chamada.

A Samsung dispõe ainda de uma solução PC-Mobile, a app SideSync 3.0, que permite partilhar ecrãs e janelas entre computadores e smartphones Galaxy, ou entre tablets Galaxy e smartphones Galaxy. A aplicação permite que o smartphone apareça como uma janela no ecrã do tablet ou PC, e cujo tamanho pode ser ajustado.

 

Leia também : Leiria não existe?
Teresa Sousa

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Vive dividida entre a criatividade das letras e a precisão dos números. Foi por isso que ingressou nos cursos de Jornalismo e Gestão quase ao mesmo tempo. Mas é no primeiro que quer juntar o melhor dos dois mundos.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago