Como proteger a conta do Instagram

A grande popularidade desta rede social levou os peritos da Kaspersky Lab a refletir sobre a forma como utilizamos o Instagram e a quantidade e tipo de conteúdos que realmente partilhamos, dando cinco conselhos que, uma vez seguidos, permitirão usufruir da aplicação e partilhar os conteúdos de uma forma segura:

  1. Password: passo fundamental quando se cria uma conta. Assegure-se que escolhe uma password forte e única, que inclua letras, números e símbolos. Assim, evitará que os hackers a consigam obter facilmente.
  1. Privacidade: este conselho dependerá do quão goste de se exibir online. Se for muito zeloso da sua intimidade e só pretender partilhar os seus conteúdos com pessoas que conhece, continue a ler esta dica. Selecione a opção de “Conta Privada” dentro da secção “Opções”, assim evitará que estranhos consigam ver as suas imagens. Isto é especialmente recomendável aos pais, por exemplo, que queiram partilhar com amigos e família fotografias dos seus filhos. Só recomendamos a configuração “Público” em último caso ou se for uma empresa ou instituição.
  1. Saber o que partilha: como acontece com outras redes sociais, existem marcas e ferramentas que se introduzem na API do Instagram para facilitar, por exemplo, a partilha de imagens ou a participação em concursos. Mas já se perguntou se estas aplicações necessitam realmente de toda a sua informação? Se não sabe a resposta, o melhor é iniciar sessão na sua conta do Instagram e verificar com que apps a sessão foi iniciada, já que a sua conta pode estar assim mais vulnerável.
  1. Cuidado com os (as) bots: no caso dos homens, é muito possível que até com uma conta privada recebam solicitações de mulheres muito atraentes em busca de noivo ou com muito dinheiro para partilhar. A isto chamamos de fembots, ou mulheres robot. Não existem, pelo que não caia na tentação de lhes escrever mensagens privadas, ou clicar nos links que lhe enviam.
  1. Violação de contas: este é um assunto muito popular, com mais de 1.300 milhões de resultados no Google a ensinar como fazer o “Instragram account hacking”. Nunca siga esses links.

Se a sua conta foi pirateada, inicie sessão e mude de imediato a password e ajustes de privacidade. Se não for possível, aconselhamos a visitar o “Centro de Ajuda” da rede social, onde poderá estabelecer uma nova password além de reportar conta de spam, entre muitas outras situações.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago