Categories: EscritórioMacPC

Computadores: recuperação do mercado ainda está longe

São dados próximos dos divulgados pela IDC, que aponta para 62,4 milhões de computadores e uma quebra de 4,5% – ainda assim, melhor que o esperado. A Gartner, por seu lado, sublinha que se tratou do sétimo trimestre consecutivo de quedas neste mercado.

Ambas as consultoras apontam para uma ligeira recuperação do mercado. “Um dos problemas do mercado de computadores tem sido o aumento dos preços nalgumas regiões, devido ao enfraquecimento das moedas locais contra o dólar”, explica Mikako Kitagawa, analista da Gartner. “A questão do preço teve impacto nas regiões da EMEA e América Latina no último ano. No entanto, o declínio tornou-se mais modesto no segundo trimestre em comparação com trimestres anteriores, o que sugere que o impacto cambial está a desvanecer-se.”

Todas as regiões declinaram salvo a América do Norte. A América Latina, diz o relatório, está a ser particularmente afetada pela instabilidade política e económica. As vendas deverão cair para menos de cinco milhões de unidades neste período, o que representa um tombo de mais de 20% em relação a 2015. Será um recorde negativo, salienta a Gartner.

 No que toca a marcas, é consensual: a Lenovo está em primeiro, apesar de ter vendido menos computadores. A HP regressou ao crescimento, depois de estar um ano a cair, e manteve-se em primeiro lugar na Europa. Nos Estados Unidos. domina a Dell.

Asus, Apple e Acer lutam pela quarta posição, com quotas de mercado muito próximas.

“Embora os fabricantes e canais tenham expectativas mais optimistas acerca da venda de computadores em comparação com o passado, ainda é possível que os inventários sejam excessivo. Isto depende de como a procura no mercado de PC evolui na segunda metade do ano, tanto para os segmentos de empresas como de consumo”, refere Kitagawa. A analista disse também que há agora uma oportunidade de refrescamento nas empresas devido ao Windows 10, que deixará de dar updates gratuitos no fim deste mês.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago