Categories: Cloud

Diminuiu a confiança das empresas na segurança de dados na cloud

A BT, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções e serviços de telecomunicações, realizou um estudo onde apontou que a segurança da informação e a confiança em serviços baseados em cloud são preocupações crescentes para quem toma as decisões de TI nas grandes organizações.

A pesquisa foi concluída pela Vanson Bourne para a BT em julho de 2014. Foram realizadas entrevistas em mais de 640 grandes organizações (com mais de mil colaboradores) em onze países/regiões – África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Hong Kong, Oriente Médio, Reino Unido e Cingapura –, que abrangem áreas como finanças, retalho e entidades governamentais.

Setenta por cento de todos os entrevistados já adotam soluções de armazenamento na cloud e aplicações web nos seus negócios, mas a confiança deles na segurança da cloud nunca foi tão baixa. Apesar disso, 50 por cento dos entrevistados declararam adotar os serviços de cloud criados para o mercado de massa, e não aqueles feitos especificamente para o setor corporativo.

O novo estudo aborda as atitudes de executivos de TI em onze países/regiões de todo o mundo em relação aos serviços de cloud, assim como a utilização que vêm fazendo desses serviços.

A pesquisa revela que três quartos dos profissionais que tomam decisões na área de TI (76 por cento globalmente) alegam que a segurança é a sua principal preocupação quanto à utilização de serviços baseados em cloud.

Globalmente, cerca de metade dos entrevistados (49 por cento) disseram estar “muito ou extremamente preocupados” com relação à segurança desses serviços, um índice 10% superior ao da pesquisa realizada em 2012.

Quanto a preferir as soluções de cloud voltadas ao consumidor àquelas criadas para as empresas, 48 por cento dos entrevistados revelaram a impressão de que serviços e aplicações baseadas em cloud para o mercado corporativo são muito caras. E 44 por cento deles acreditam que as aplicações e os serviços de cloud para o mercado de massa são tão eficazes quanto aqueles projetados especificamente para os usuários corporativos.

Para mais da metade (54 por cento) confiar em fornecedores também é uma preocupação. No total, 41 por cento dos ouvidos pelo estudo têm a impressão de que todos os serviços de cloud são naturalmente inseguros. E 26 por cento dos entrevistados em nível mundial disseram já haver experimentado um incidente de violação de dados em que o provedor de serviços de cloud foi parcialmente culpado.

A adoção de serviços de cloud tem aumentado rapidamente em todo o mundo. As organizações estão a procurar colher os inúmeros benefícios que esses serviços podem oferecer, tais como escalabilidade, rápida implementação e acesso à rede a partir de qualquer lugar. A pesquisa revela um paradoxo interessante: de um lado, estão preocupados com as consequências do uso de serviços públicos de cloud para a segurança; entretanto, suas decisões de compra parecem estar decisivamente influenciadas pela percepção de custos no curto prazo. Convidamos esses executivos a ponderar os custos e os danos à reputação de sua marca causados por uma falha de segurança em cloud”, disse em comunicado Javier Semerene, vice- presidente da BT Global Services para a América Latina.

Ele acrescenta que “os aplicativos e serviços em cloud criados para o mercado corporativo são feitos para que as empresas se beneficiem das possibilidades da cloud e possam, ao mesmo tempo, diminuir substancialmente os seus riscos. Por exemplo, o nosso portfólio BT Cloud Compute oferece serviços de armazenamento de dados com segurança; e nosso portfólio BT Assure fornece soluções de segurança e gerenciamento de rede via cloud. E isso pode resultar em economias expressivas.

Eu sugiro às organizações que realizem uma cuidadosa análise de risco antes de optar por serviços de cloud feitos para o mercado de massa. Cada empresa tem um apetite diferente para o risco, e isso deve ser levado em consideração em uma decisão de compra. Nossos especialistas em segurança podem ajudar as organizações a fazer uma avaliação correta, com a solução ideal para seus limites de risco, e entregar um grande desempenho, quaisquer que sejam suas necessidades”, conclui.

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago