Categories: Negócios

Consumidores esperam fusão da realidade aumentada e virtual com a física, diz estudo

A Ericsson acaba de publicar o estudo Merged Reality que mostra de que forma os consumidores esperam que as várias realidades interajam entre si no futuro e que demonstra como o 5G será essencial para garantir que estas experiências possam acontecer em qualquer parte do mundo.

O estudo revela que a fronteira que existe entre a perceção que as pessoas têm da realidade física e virtual começa a esbater-se e que isso terá um impacto cada vez maior na nossa vida, quer privada, quer profissional. 

O estudo tem por base um inquérito feito junto de 9200 consumidores em França, Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, além de investigação e testes qualitativos. A pesquisa definiu categorias principais de consumidores, entre eles: os early adopters da RV e RA (15%), os consumidores que estão a planear usar RV e RA (49%) e os retardatários que nunca usaram nem estão a pensar usar RV e RA (15%).

As principais conclusões indicam que 70% dos early adopters esperam grandes mudanças em 6 áreas: media, educação, trabalho, interação social, viagens e retalho. Os media já estão a sofrer esta transformação e os consumidores esperam que os ecrãs virtuais comecem a substituir as televisões e os cinemas em menos de um ano.

Os designados early adopters esperam que a próxima geração de redes, como o 5G, desempenhe um papel fundamental na adoção das novas tecnologias, com 36% a esperar que as redes móveis do futuro consigam garantir a mobilidade da RV e RA e 30% a esperar que o 5G permita que os headsets se tornem livres de fios.

Por outro lado, 25% dos early adopters esperam que redes mais rápidas e estáveis ajudem a endereçar as questões relacionadas com as náuseas aquando da utilização da tecnologias imersivas.

O estudo Merged Reality do Ericsson ConsumerLab pode ser consultado na íntegra aqui.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

2 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

2 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

3 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

4 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

7 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago