Coordenador do Centro Nacional de CiberSegurança abriu Semana Internacional do IPS

Numa conferência subordinada ao tema “O papel da tecnologia num mundo em mudança”, o Prof. Pedro Veiga abordou a evolução da internet em Portugal e os novos desafios como a “CyberSegurança”, o “CyberCrime” e a “CyberDefesa”. Para o coordenador do Centro Nacional de CiberSegurança a cooperação entre as entidades que tutelam estas áreas é essencial para contornar ataques informáticos e deixou alguns alertas para minimizar danos: não abrir emails de destinatários desconhecidos e efetuar regularmente cópias dos ficheiros e updates dos sistemas. Frisou também a pertinência que as competências digitais assumem no quotidiano profissional e apresentou o programa da tutela neste âmbito, o “Portugal INCoDe.2030”, no qual o IPS tem vindo a ter uma participação ativa enquanto entidade de ensino superior.

No âmbito da internacionalização, o Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, Presidente do IPS, destacou as várias estratégias em curso no Instituto, o incentivo à realização de programas de mobilidade internacional e a dinamização de formação em inglês destinada a docentes e não docentes. Adiantou, também, que para além do projeto H2020 na área das energias renováveis, coordenado pelo IPS, a instituição irá integrar outro consórcio de outro projeto H2020, o que revela o know-how presente no Instituto e respetivo reconhecimento a nível internacional.

Greg Macris, Ministro Conselheiro para os Assuntos Políticos e Económicos da Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, também presente na conferência, salientou a pertinência das visitas que tem realizado para conhecer o país, mas sobretudo as universidades e politécnicos portugueses, que no campo da tecnologia e da investigação nesta área têm mostrado excelentes capacidades e inovação. 

A última intervenção foi realizada através de videoconferência, diretamente da Turquia, na qual a investigadora Ayselin Yildiz, da Yasar University, falou sobre o papel dos smartphones durante a jornada de fuga dos refugiados, considerando a atual crise migratória. A investigadora realizou um retrato claro do que tem acontecido no seu país, desde 2015, referindo que os smartphones são utilizados para obter informação acerca da abertura e fecho de fronteiras, preços de viagens e barcos disponíveis, para partilhar coordenadas (GPS) e encontrar rotas seguras, mas também para os refugiados tomarem conhecimento sobre como e o que fazer nos países que os acolhem, entre outras.

Sob o tema ‘Changing World. Changing Attitudes.’, a 10ª Semana Internacional do IPS recebe mais de 40 participantes, oriundos de 14 países para refletirem sobre as mudanças constantes e imediatas no mundo atual, considerando o desenvolvimento das tecnologias e o seu papel e impacto no quotidiano da sociedade.  A Semana Internacional decorre até ao dia 19 de maio, sendo possível consultar a agenda completa, aqui.

Redação Silicon

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago