Categories: Negócios

Cortes salariais na Sony contrariam estratégia de Shinzo Abe

A Sony deverá em 2015 reduzir a média dos salários dos seus colaboradores, numa manobra incomum entre as empresas japonesas que contraria os desejos do Primeiro-ministro Shinzo Abe, que tem procurado aumentar as remunerações como medida de dinamização económica.

Pelo segundo ano consecutivo que o Primeiro-ministro Shinzo Abe apela ao aumento dos salários dos colaboradores das grandes empresas e a mais fortes investimentos, para que, desta forma, possa revitalizar-se uma economia que tem estado sob a nuvem negra da deflação nos últimos 15 anos.

Espera-se que o sindicato japonês dos trabalhadores da área eletrónica exija um aumento do salário-base na ordem dos dois por cento, o que muito provavelmente virá a verificar-se. Contudo, a maioria da força de trabalho da Sony não pertence a esta união de trabalhadores, e os seus salários estão já entre os mais elevados da indústria.

Neste momento, a Sony está ainda em convalescença, depois de somente nos últimos dois anos ter falhado seis vezes os lucros objetivados. Este ano, a empresa revelou que pela primeira vez em cerca de dez anos iria submeter a revisão o seu modelo de vencimentos, sem avançar os impactos reais dessa medida.

Apesar de a economia japonesa estar a gozar de uma recuperação progressiva, a Sony parece impermeável a esse retorno à rentabilidade, comportando-se de forma adversa às suas conterrâneas, com cortes salariais e acumulação de despesas.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

2 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

2 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

3 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

4 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

7 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago