Japão vai punir casas de criptomoedas

O regulador financeiro do Japão vai enviar avisos de punição administrativa a várias casas de compra e venda de criptomoedas esta semana.

O regulador financeiro do Japão vai enviar avisos de punição administrativa a várias casas de compra e venda de criptomoedas esta semana e planeia forçar algumas dessas casas a suspender os seus negócios.

Pessoas relacionadas com o tema indicaram, também, que a Agência de Serviços Financeiros (FSA) do Japão poderá ordenar a Coincheck, a casa vítima de um ataque que roubou o equivalente em 530 milhões de dólares em criptomoedas, a aumentar os seus padrões.

A mudança seria a segunda ordem dada pelos reguladores à Coincheck desde o hack no final de janeiro, que foi um dos maiores roubos de dinheiro digital de sempre.

A FSA determinará as punições depois de descobrir falhas na proteção do cliente e medidas anti lavagem de dinheiro durante as vistorias. Não está ainda claro exatamente quais as trocas seriam afetadas, ou o que as penas levariam.

O assalto à Coincheck enfatizou os riscos da negociação de um bem com o qual os decisores políticos em todo o mundo estão a lutar e chamou a atenção para o sistema japonês de regulamentação das trocas.

No ano passado, o Japão tornou-se no primeiro país do mundo a regular os intercâmbios de criptomoedas a nível nacional. Até o momento, 16 casas estão registadas junto às autoridades, enquanto outros 16, incluindo a Coincheck, foram autorizados a continuar a operar, enquanto os reguladores avaliam as suas casas.

Após o roubo à Coincheck, a FSA disse que iria investigar todas as casas de compra e vendas de criptomoedas à procura de lacunas de segurança e ordenou que apresentassem relatórios sobre gestão de risco do sistema e armazenamento de criptomoedas.