Dell lança primeiro switch de 100GbE para redes de alta performance

A Dell anunciou o lançamento de novos equipamentos de rede, voltados para a nova geração de data centers, dentro do conceito de soluções abertas de alto desempenho.

redes

 

 

Entre os lançamentos está o Z9100, primeiro fabric switch da companhia com portas com capacidade de 100GbE, assim como os modelos de switch S4048 e S3048, que oferecem maior densidade por porta, com otimização de espaço e de energia.

De acordo com a Dell, a nova linha de switches reafirma o compromisso em oferecer arquiteturas abertas e centradas nas reais necessidades dos clientes. Os equipamentos suportam o Open Network Install Environment (ONIE), permitindo a instalação de qualquer sistema operacional pré-qualificado, o que inclui tanto o Dell Networking OS9 quanto soluções de terceiros.

O Dell Networking Z9100 representa o que há de mais avançado em um fabric switch de 100 GbE em um rack de apenas 1U, para agregação e acesso em camadas. A solução oferece comutação em múltiplas taxas (10, 25, 40, 50 e 100 GbE) e 32 portas.

O Z9100 é projetado para aplicações em nuvem, computação de alta performance e Web 2.0, que exigem uma gama de opções de taxa de comutação em ambientes de alta densidade como Big Data, no qual há exigências de alto desempenho e baixa latência. Esse switch oferece até sete vezes a densidade por unidade de rack, em comparação com os concorrentes.

Ainda dentro do portfólio de soluções abertas, o Dell Networking S4048, disponível no mercado brasileiro em maio, é um switch de topo de rack de baixa latência de 10/40GbE desenhado para data centers definidos por software.

O equipamento oferece uma comutação 10GbE de baixa latência para computação de alta performance (HPC) e ambientes de negócios sensíveis e que exigem a mais alta largura de banda e baixa latência.

Enquanto o Dell Networking S3048 foi criado para garantir eficiência e desempenho para empresas que já atuam com uma base instalada de 1GbE.

Trata-se do primeiro switch de 1GbE da Dell a incorporar o conceito de redes abertas. O equipamento oferece consumo ainda mais reduzido de energia e custos até 50% menores do que as atuais gerações de switches de 1GbE da Dell.

O Dell Networking S3048 é um switch de topo de rack equipado com a próxima geração de processador de 1GbE, a mais completa lista de funcionalidades do OS9, incluindo VLT, Open Flow, Open Automation, integração do Cloud Stack com OpenStack, Microsoft, VMware, Docker, entre outros.

*Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil