Dropbox anuncia novas funcionalidades

O Dropbox introduziu novas aplicações para consumidores e empresas, que pode colocar a empresa em competição com a Google e o Facebook.

DrewPicO CEO Drew Houston, numa conferência de imprensa em São Francisco, descreveu o Dropbox como estando a entrar no “segundo capítulo”, mudando do conceito de uma empresa que apenas armazena conteúdo para um fornecedor de serviços para negócios à volta do armazenamento de dados.

“Estamos a sair de uma aplicação chamada Dropbox para uma família inteira de apps”, afirmou Houston na conferência. “Estamos a criar uma casa para as pessoas na Internet”.

“No início, nós éramos esta pasta mágica que era um contentor para tudo. Não foi muito antes de termos estas ideias de como fazer as vossas coisas mais úteis”. Segundo o CEO, este é o “coração” do novo capítulo.

Uma das novas funcionalidades do Dropbox é o “Carousel”, uma aplicação de fotos que permite aos utilizadores procurar imagens armazenados na sua conta cloud. O “Carousel” vai estar disponível a partir de nove de abril, estando, também, acessível em aplicações separadas para dispositivos Android e iOS.

Outra funcionalidade é uma versão empresarial chamada “Dropbox for Business”. Nesta versão, os utilizadores podem usar as suas contas pessoais e ter uma outra conta, dividida, com documentos relacionados com o trabalho. Os utilizadores conseguem aceder às duas contas de forma fácil nos seus dispositivos.

O “Project Harmony” é uma aplicação orientada para negócios, desenhada para ajudar os empregados de uma empresa a ver rapidamente que mudanças foram feitas a um documento em tempo real. Esta aplicação está ainda em desenvolvimento, com os detalhes a saírem nas próximas semanas.

Por fim, o “Mailbox”, uma aplicação de e-mail comprada pelo Dropbox em 2013, vai estar, em breve, disponível para dispositivos Android e Windows. As versões mobile irão incluir a funcionalidade “Auto-Swipe”, que aprende da rotina do utilizador a automatizar certas tarefas.

Drew Houston anunciou que tem, agora, 275 milhões de utilizadores em todo o mundo, oito anos depois de a empresa abrir.