Categories: EmpresasNegócios

Edward Markey questiona segurança automóvel com TIC

O senador do Massachusetts, Edward Markey, está a questionar diversos fabricantes de automóveis sobre a segurança de veículos equipados com sistemas de Tecnologias da Informação e da Comunicação. A crescente integração de tecnologias de comunicação sem fio nos automóveis tem vindo a desencadear receios sobre hipóteses dos hackers assumirem o controlo dos carros.

As principais preocupações resumem-me ao medo dos hackers desativarem travões, destruírem sistemas de navegação, direção, aceleração, de pressão dos pneus, entre outros.

Edward Markey enviou recentemente uma carta aos CEO dos 20 maiores fabricantes de automóveis do mundo, onde pedia para estes explicarem o que estão a fazer relativamente à proteção dos veículos contra as ameaças de hackers e invasões de privacidade, feitas através de comunicações sem fio.

A Ford, Toyota, Volvo, BMW, Chrysler, Mercedes e Nissan são algumas das empresas envolvidas. O senador pediu detalhes sobre questões técnicas relacionadas com potenciais vulnerabilidades dos automóveis.

A carta enviada aos fabricantes cita um estudo realizado recentemente pela Defense Advanced Research Projects Agency, onde os investigadores Charlier Miller e Chris Valasek demonstraram como é possível dominar um automóvel através da Controller Area Network. Esta rede é utilizada por dispositivos dos veículos para comunicarem uns com os outros.

Os investigadores de segurança mostraram como potenciais atacantes podem enviar diversos comandos para as unidades de controlo eletrónico num carro, conseguindo assim fazer com que o veículo trave ou acelere repentinamente ou movimente o seu volante em direções diferentes.

O CEO da Cylance, Stuart McClure, refere que a indústria automóvel é um “alvo predileto para hackers”. A Cylance realiza avaliações de segurança para diversas empresas e fabricantes. “Muitos na indústria tentam desesperadamente suplantar os criminosos, mas, infelizmente, a existência de poucas orientações e fraca supervisão levam a novas oportunidades para o crime”, diz McClure.

Cátia Colaço

Recent Posts

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 dia ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

2 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

5 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

6 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

1 semana ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

1 semana ago