EE quer aumentar cobertura 4G no Reino Unido para 90%

A operadora de rede móvel EE anunciou um investimento na expansão da cobertura de 4G no mesmo dia em que é apontada como a melhor rede móvel no Reino Unido, pela RootMetrics. Apesar dos bons resultados, a concorrente Three está cada vez mais próxima.

4g 2

O alcance da rede 4G é uma das questões mais discutidas entre as operadoras inglesas, tendo a Vodafone, por exemplo, admitido dar prioridade à consistência e à força do sinal do que à cobertura de rede. No entanto, a concorrente EE anunciou, hoje, um investimento de cerca de dois mil milhões de euros que deverá ser aplicado até 2017.

Esta é, aliás, uma das principais características da EE, que tem tentado destacar-se da concorrência com a aposta na cobertura e que apresentou mais uma medida nesse sentido. A operadora quer alargar a cobertura de rede a 90 por cento do Reino Unido com especial enfoque nas zonas rurais que têm, por isso, tipicamente mais dificuldades de acesso a redes móveis ou a banda larga. Olaf Swantee, CEO da EE, explica que o plano tem “um foco forte no Reino Unido rural, ao mesmo tempo que se continua a aumentar a velocidade e capacidade com uma cobertura mais aprofundada noutras cidades”.

A EE anunciou este investimento como parte integrante da estratégia “Signaling the Future”, que pretende tornar a operadora mais forte e com maior alcance. Outras medidas presentes neste plano incluem um investimento na introdução da tecnologia Voice over LTE e no desenvolvimento de um projeto que torne possíveis chamadas Wi-Fi em smartphones que tenham acesso a apenas 2Mbps de banda larga. A estratégia “Signaling the Future” é ainda a aposta da operadora para tornar-se, no futuro, a líder global do 5G.

Hoje, são conhecidos também os resultados de um relatório elaborado pela RootMetrics que aponta a EE como a melhor rede móvel do Reino Unido, depois de ter realizado testes em milhões de espaços interiores e exteriores e em carros. No entanto, as operadoras concorrentes parecem estar cada vez mais próximas, como é o caso da Three, que surgiu em segundo lugar.

O resultado da EE foi de 89,4 pontos, apenas ligeiramente acima do resultado da Three que alcançou 86,2. As restantes concorrentes encontram-se mais afastadas, ainda que também com bons resultados, tendo a O2 obtido 79,5 pontos e a Vodafone 78,8.

De acordo com a RootMetrics, estes valores indicam que tem havido um crescimento acentuado e uma melhoria dos serviços de todas estas operadoras e Bill Moore, presidente e CEO da RootMetrics, afirma mesmo que viram “melhorias na velocidade, no desempenho da internet móvel e na fiabilidade da rede” no quadro geral das operadoras.

Para continuar na liderança, deverá contribuir, então, o investimento anunciado pela EE e que surge pouco depois de ter acordado ser adquirida pela BT, empresa também do Reino Unido, negócio que deverá ser realizado no próximo ano.