Ellison de saída, Hurd e Catz prontos para começar

A Oracle anunciou que os seus presidentes Mark Hurd e Safra Catz passarão a ser os co-diretores executivos da empresa tecnológica. O “não por muito mais tempo” CEO Larry Ellison prepara-se para abandonar a liderança da tecnológica, ao fim de 37 anos na cadeira de diretor executivo da Oracle.

oracle ellison

Apesar de abandonar o cargo de CEO, Ellison manter-se-á na Oracle, tomando o leme do segmento tecnológico da empresa, como novo CTO, onde será responsável pela engenharia de software e de hardware.

Pela terceira vez na sua carreira, Hurd ocupará a posição de diretor executivo, depois de ter liderado a NCR e, mais ter, de ter dirigido a HP, durante cinco anos, como CEO, um percurso conturbado que resultou na sua demissão.

A liderança de Hurd na Hewlett-Packard não foi das mais constantes. No início da sua colaboração, o executivo – considerado por muitos como um génio do cálculo – começou por ser bastante apreciado pela sua capacidade de realizar cortes que, posteriormente, viriam a beneficiar a empresa. Contudo, a “lâmina” de Hurd veio a ficar cada vez mais afiada, e os seus cortes cada vez mais extremos, o que levou a que a sua popularidade na HP sofresse uma severa quebra.

Agora, no entanto, Hurd partilhará o poder com Safra Catz, antiga diretora financeira da Oracle, que também tinha a seu cargo – e continuará a ter – as operações de produção, financeiras e legais.

Bill Kreher, analista de tecnologia na Edward Jones, disse à Business Insider que Ellison escolheu estes dois executivos como seus sucessores para o cargo partilhado de direção executiva, como forma de demonstrar a sua gratidão por todo o trabalho que têm desenvolvido enquanto membros da família Oracle.