Elvira Fortunato e Rodrigo Martins são finalistas do Prémio Europeu do Inventor 2016

Os cientistas portugueses estão nomeados na 11ª edição do prémio anual de inovação do EPO (sigla em inglês do Instituto Europeu de Patentes) na categoria de “Investigação” pelo desenvolvimento de microchips feitos em papel.

Tradicionalmente, os microprocessadores são feitos em silício, o que acarreta custos financeiros e ambientais elevados. A equipa da Universidade Nova de Lisboa, liderada por Elvira Fortunato e Rodrigo Martins desenvolveu uma alternativa de baixo custo e maior eficiência energética com chips feitos em celulose. De acordo com o comunicado enviado à imprensa, para fornecer aos transístores a sua “faísca” eletrónica, as peças-chave são revestidas com nanofluidos que contêm pequenas partículas de óxido inorgânico. Esta mistura de materiais não só reduz os custos de produção dos chips, como também os torna totalmente recicláveis.

A utilização dos microchips feitos em papel tem o potencial de trazer a inteligência eletrónica a objetos do quotidiano tais como etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID) no transporte de encomendas e gestão de stocks, bilhetes de avião autoatualizáveis, cartões de visita e rótulos de alimentos

“Os microchips feitos de papel desenvolvidos por Elvira Fortunato, Rodrigo Martins e a sua equipa têm o potencial de aplicar a tecnologia eletrónica ‘inteligente’ a áreas completamente novas do dia-a-dia”, disse o Presidente do EPO, Benoît Battistelli, ao anunciar os finalistas do Prémio Europeu do Inventor 2016. “Os microchips de papel potenciam uma nova geração de dispositivos pouco dispendiosos e recicláveis que podem vir a desempenhar um papel importante na Internet das Coisas e outras tecnologias digitais do futuro.”

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago