Em guerra com o FBI, Apple quer tornar o iPhone mais difícil de arrombar

O caso é polémico, tem contornos técnicos complexos e está a polarizar Silicon Valley – por um lado, vários executivos mostraram-se a favor da Apple; por outro, o apoio foi tímido e Bill Gates disse mesmo que o FBI devia poder entrar neste iPhone. O facto de isso ser possível em teoria, se a empresa desenvolver uma versão do iOS que “desligue” a formatação automática em caso de 10 tentativas erradas do código de entrada, está a ser abordado por engenheiros da Apple.

É que os dados no telefone estão encriptados, mas o iPhone tem uma funcionalidade de resolução de problemas técnicos que permite à Apple fazer um update do sistema operativo sem introdução do código numérico de desbloqueio. É isto que o FBI quer explorar, forçando a Apple a introduzir uma versão modificada do iOS que não formate o telefone quando for bombardeado com milhares de combinações numéricas, até acertar. A Apple, como se sabe, desobedeceu à ordem.

A empresa admitiu na semana passada que pondera um update de segurança, na sequência desta guerra com as autoridades. Agora, o New York Times cita fontes da empresa e analistas de segurança, sob anonimato, dizendo que a Apple está a olhar para formas de resolver a vulnerabilidade. A marca pretende criar obstáculos técnicos ainda maiores às autoridades, que neste momento têm 13 pedidos de arrombamento pendentes – o caso do iPhone 5c de Syed Farook é um deles, e o único ligado ao terrorismo. Mesmo que o FBI consiga obrigá-la a produzir esta “chave mestra”, uma forma de isto não abrir um precedente é forçar as autoridades a usarem outro método no futuro, no caso de quererem entrar em iPhones bloqueados por código-passe.

Especialistas de empresas de segurança dizem ao NYT que têm mantido conversas com a Apple e enviaram ideias de como chegar a uma solução. A segurança e privacidade são parte integrante da cultura da Apple e essenciais na forma como se posiciona no mercado.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago