EMC | Budgets mais baixos potenciaram a cloud [Video B!T Talks]

Cloud Computing é, provavelmente, uma das palavras mais “gastas” na área das Tecnologias de Informação. Mas nem por isso se esgota. Pelo menos no que diz respeito ao seu potencial, diz Fernando Miranda, Enterprise Account Manager da EMC.

“Usa-se cloud para tudo e mais alguma coisa e quando se necessita uma solução… lá vem a cloud”. Mas, diz este executivo, há um bom fundamento para tudo isto. “A EMC tem tido uma estratégia muitíssimo bem estruturada no que diz respeito à busca de tecnologias de cloud”, explicou este responsável na B!T Talks dedicada precisamente à computação em nuvem.

Mas é importante contextualizar, diz Fernando Miranda. “A cloud nasce no século passado e acaba por ter um papel decisivo no século XXI onde, definitivamente, o avanço as tecnologias de virtualização, de computação, de armazenamento, de redes, que não existiam no século passado, acabaram por dar uma maturidade muito maior a este tipo de soluções”.

Depois, diz Fernando Miranda, o grande desafio de, ano para ano, trabalhar com bugets cada vez mais pequenos. “As racionalizações que são necessárias fazer, ao mesmo tempo que não a inovação não podia parar, assim como o alinhamento e desenvolvimento do negócio, faz com o caminho a seguir tenha sido definitivamente a cloud.