Alibaba Cloud vai abrir 4 data centers fora da China

A Alibaba Cloud, divisão do gigante do e-commerce dedicada à nuvem, está planear expandir-se no mercado global com a abertura de 4 novos data centers até ao final do ano.

Os novos centros, localizados no Dubai,  Alemanha, Japão e Austrália, vão juntar-se aos 8 já existentes, 6 deles na China.  Esta é uma das últimas etapas no investimento de mil milhões de dólares que a empresa fez nesta unidade de negócio.

“Os quatro data centers vão expandir o ecosistema global da Alibaba Cloud, permitindo-nos ir de encontro à crescente procura por serviços de cloud computing seguros e escaláveis por parte de empresas e indústrias em todo  o mundo” disse, em comunicado, Sicheng Yu, VP do Alibaba Group .

O provedor de serviços de computação em nuvem vai realizar parcerias locais, nomeadamente com a Vodafone na Alemanha,  SoftBank no Japão, e YVOLV no Dubai.

A Alibaba Cloud alcançou um crescimento de 3 dígitos, em receitas, nos últimos 6 trimestres mas, apesar da crescente importância do negócio, ainda não se sabe quando esta divisão vai começar a ser uma operação rentável.