Os grandes desafios dos Data Centers em 2023

O setor dos data centers – a nível global e nacional – registou um crescimento notável e assim irá continuar nos próximos anos.

O setor dos data centers – a nível global e nacional – registou um crescimento “notável e assim irá continuar nos próximos anos”.

Para Portugal, as previsões apontam para que o país possa assumir um papel de relevo, como destacou um estudo elaborado pela sociedade de advogados internacional baseada nos Estados Unidos Akin Gump Strauss Hauer & Feld, e pela sociedade de advogados portuguesa PLMJ.

Portugal entra no mapa dos maiores data centers da Europa com a construção do “inovador projeto Sines 4.0 que foi concebido para ser 100% verde”.

Os DC assumem-se como um fator chave para a economia portuguesa, onde grandes empresas do setor já estão a realizar grandes investimentos para construir as suas infraestruturas.

A manutenção destes investimentos depende não só dos benefícios que o nosso país oferece para os centros de dados – a sua localização geográfica, com uma rede cada vez maior de cabos de fibra ótica que o posiciona como “porta de entrada europeia” para África, Américas e outros destinos – mas também com o saber lidar com as novas exigências do mercado e enfrentar futuros desafios, afirma Ignacio Cereijo, diretor de desenvolvimento de negócios da unidade de fdata.

Assim, os centros de dados devem desenvolver-se de forma a “garantir este crescimento exponencial”. Neste sentido, os peritos da fdata, unidade especializada de data center da fibratel, destacam alguns dos desafios que a indústria enfrenta no presente: sustentabilidade, disponibilidade, atração e retenção de talento, bem assim como energia.