Empresas líderes juntam-se para padronizar o big data

IBM e Verizon são apenas algumas das empresas que decidiram formar uma parceria para promover um conjunto de padrões que deverão facilitar todo o trabalho relacionado com big data. Hadoop é a tecnologia escolhida para ser a peça fundamental em torno da qual todos os projetos serão desenvolvidos.

big data

Algumas das empresas líderes no mercado tecnológico uniram-se perante a ideia cada vez mais clara de que os negócios envolvendo big data estavam a tornar-se mais complexos do que deveriam e que a peça que faltava passava pela unificação e padronização dos processos.

IBM, General Electric, Hortonworks, Pivotal e Verizon são as empresas que fazem parte desta aliança e que comprometeram-se a desenvolver todos os seus produtos e projetos recorrendo à tecnologia Hadoop e aos seus componentes. A escolha da Hadoop poderá ser justificada com a larga expansão desta tecnologia, que se tem tornado uma das mais utilizadas no campo da análise e organização de grandes volumes de dados. A Hadoop demarca-se ainda por ser uma ferramenta open source, ou seja, de acesso e modificação livres.

Esta padronização do big data foi anunciada num evento da Pivotal, em São Franciso, onde o diretor Paul Maritz expressou a necessidade desta iniciativa, explicando que estamos a atravessar um período em que assistimos “a um aumento dos algoritmos nos novos modelos de engajamento de clientes”. Para que a situação não se torne irrevogavelmente complexa, surge esta solução que engloba algumas das principais empresas tecnológicas num plano que deverá facilitar a certificação, a aprendizagem e o desenvolvimento de aplicações devido ao facto de muitas empresas passarem a utilizar o mesmo tipo de código.

A generalização da tecnologia Hadoop permitirá, então, resolver um problema com que várias destas empresas se depararam: largas quantidades de dados desestruturados. Desta necessidade de captar, tratar, organizar, analisar e armazenar estes dados, surgiu a aliança para a padronização.