Empresas procuram PC topo de gama e atenuam queda do mercado

São as empresas que alimentam o mercado de computadores pessoas topo de gama, disse um executivo da Intel. Preocupações com segurança e eficiência levam a que cada vez mais as organizações substituam as suas frotas de PC obsoletos.

Os processadores vPro, de acordo com Tom Garrison, representam 20 por cento do ramo empresarial do negócio de computadores pessoais da Intel. O responsável pelo segmento de plataformas empresariais da fabricante de chips preconizou que esta proporção aumentará nos próximos tempos.

Apesar de o setor dos PC ser ainda um setor moribundo, parece que ultimamente a queda de vendas neste setor tem sido relativamente atenuada por um aumento ligeiro no consumo de computadores portáteis de baixo custo. Assim, a procura empresarial por PC high end surge como uma boa notícia e uma oportunidade, não só para a Intel, mas também para outras fabricantes de computadores e dos componentes eletrónicos que os constituem.

A Intel, segundo a Bloomberg, estima que no primeiro trimestre de 2015 atinja receitas de 13,7 mil milhões de dólares. As previsões dos analistas apontam para receitas de 13,8 mil milhões.

Visto que o mercado dos PC poderá ter os dias contados, as fabricantes de chips, cujos negócios apoiavam-se fortemente no mercado dos computadores pessoais, têm agora que virar-se para as esferas dos dispositivos móveis e dos wearables.

No CES 2015, a Intel já mostrou ser capaz de capitalizar estes setores com, por exemplo, a apresentação do Intel Curie, um processador do tamanho de um botão-de-punho especialmente desenhado para potenciar dispositivos wearables, uma das maiores tendências para este ano.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

12 horas ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 dia ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

4 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

5 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

1 semana ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

1 semana ago