Ericsson anuncia soluções para colmatar lacunas digitais nos países em desenvolvimento

A Ericsson anunciou um conjunto de soluções que vão ajudar a colmatar as lacunas digitais e a facultar uma cobertura de banda larga móvel aos restantes três mil milhões de pessoas que têm um serviço deficiente ou que muito simplesmente não têm acesso à internet.

A Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Sustentável, co-presidida pela ITU e UNESCO, destacou o papel vital que as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) assumem na definição das fundações necessárias para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e estima que o custo para colocar o próximo 1,5 mil milhões de pessoas online rondará os 450 mil milhões de dólares.

De acordo com a Ericsson, as novas soluções tornam viáveis os investimentos em internet móvel em mercados com baixo ARPU (average revenue per user) pois permitem uma redução do custo total de propriedade em até 40 por cento na sua implementação.

O novo conjunto de soluções, que incluem adições de software e hardware ao Ericsson Radio System, são: Software Ericsson Site Manager juntamente com Ericsson Site Controller, Radio 2219, Antenna Integrated Radio, AIR 2488, MINI-LINK 6363, MINI-LINK 6651 e novas adições à família de Ericsson Enclosure. Inclui ainda novas melhorias de software às soluções Zero Touch WCDMA e Flow of Users.

As novidades apresentadas incluem ferramentas únicas para banda larga móvel que permitem que os operadores identifiquem os locais na área de cobertura GSM/EDGE que têm o mais elevado número de utilizadores com dispositivos preparados para aceder à Internet. Os operadores podem depois determinar onde faz mais sentido fazer a conversão dos sites para HSPA ou 4G/LTE, para que o maior número possível de pessoas beneficie do acesso a banda larga móvel.

“Estas novidades estão entre as atualizações mais importantes de sempre ao nosso portfólio de produtos que tem como objetivo garantir a cobertura de banda larga móvel. A Ericsson apoia a meta Connect 2020 da União Internacional das Telecomunicações para assegurar que mais de 50 por cento de pessoas dos países em vias de desenvolvimento tenham acesso à Internet até 2020. De forma a atingirmos este objetivo, precisamos de unir esforços para conectarmos 500.000 novos utilizadores à Internet todos os dias. A Ericsson continua a inovar para que os operadores possam criar negócios viáveis, mesmo em cenários mais rurais e fora de centros urbanos, e para que sejam responsáveis por grandes diferenças em cada investimento que fazem” referiu em comunicado Arun Bansal, Diretor de Business Unit Network Products da Ericsson.

Nos países em vias de desenvolvimento, apenas quatro em cada 10 pessoas estão ligadas à Internet, o que torna este tipo de solução de vital importância para assegurar o acesso global à internet e atingir os objectivos da agenda Connect 2020.