Categories: EmpresasNegócios

Ericsson e Apple guerrilham sobre patentes

A Ericsson disse hoje ter submetido uma queixa contra a Apple, acusando a fabricante de iPhones de utilizar indevidamente patentes de tecnologia mobile. Esta jogada da empresa sueca é a resposta à queixa lançada pela Apple, que há dois dias afirmou que a Ericsson exige taxas demasiado elevadas para a utilização das suas patentes.

A fabricante sueca de equipamentos de telecomunicações disse que a Apple está a utilizar indevidamente a sua tecnologia, visto que expirou a licença que permitir-lhe-ia fazê-lo legalmente. Desde há dois anos, disse a Ericsson, que as negociações entre as duas empresas para restabelecer um novo acordo de licenciamento não têm surtido qualquer resultado.

O diretor de propriedade intelectual da Ericsson, Kasim Alfalahi, disse que, para chegarem a um consenso, a empresas precisarão da intervenção de um intermediário.

Depois no passado dia 12 de janeiro a Apple ter acusado a Ericsson de aplicar preços exageradamente elevados sobre a utilização da sua tecnologia por outras empresas, a fabricante sueca procura agora desmentir estas acusações em tribunal.

Em 2014, a Samsung acordou pagar mais de 650 milhões de dólares à Ericsson para por termo a uma disputa sobre a utilização de tecnologia patenteada.

Só em royalties, a Ericsson em 2013 embolsou cerca de 1,31 mil milhões de dólares. A empresa detém mais de uma centena de acordos para a utilização da sua tecnologia, alguns dos quais com grandes forças da indústria tecnológica.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago