Esacionamento autónomo é real

O estacionamento manual é uma coisa do passado. No parque de estacionamento do Museu Mercedes-Benz em Estugarda, a Bosch e a Daimler tornaram realidade o serviço de valet num estacionamento autónomo.

 Com um comando emitido a partir de um smartphone, os condutores podem agora estacionar automaticamente os carros nos locais designados sem ter de monitorizar os movimentos do veículo. O estacionamento autónomo é um marco importante para a condução autónoma. O piloto no parque do Museu Mercedes-Benz é a primeira solução de infraestrutura no mundo para um serviço de estacionamento totalmente autónomo em condições reais, com e sem condutores ao volante. A partir do início de 2018, os visitantes poderão experimentar o serviço de conveniência no parque de estacionamento do museu e economizar o tempo que passariam a estacionar.

“A condução autónoma fará parte da nossa realidade mais rápido do que muitos pensam. O estacionamento sem condutor no museu mostra de forma impressionante o quão avançada já está a tecnologia,” disse Dr. Michael Hafner, responsável pela condução autónoma e desenvolvimento de segurança ativa da Mercedes-Benz Cars. “A utilização das infraestruturas inteligentes no parque e a sua conectividade com os veículos permitiu-nos tornar o estacionamento sem condutor numa realidade muito mais cedo do que o esperado,” disse Gerhard Steiger, presidente da divisão Bosch Chassis Systems Control.

Como por magia: conduzir automaticamente para vagas de estacionamento e voltar

Qualquer pessoa pode reservar um carro através de uma aplicação no smartphone. A viagem começa quando o veículo conduz de forma autónoma até à área de recolha. Devolver o carro é igualmente fácil: o cliente sai do veículo na área de entrega e devolve-o utilizando a aplicação de smartphone. Quando o sistema inteligente do parque de estacionamento identifica o veículo, o carro liga e é guiado para o espaço designado.

Este estacionamento sem condutor é possível através da interação entre a infraestrutura de parque inteligente fornecida pela Bosch e a tecnologia automóvel da Mercedes-Benz. Os sensores instalados no parque monitorizam o corredor de circulação e o que se passa à sua volta enquanto guiam o veículo. A tecnologia no carro traduz, em segurança, os comandos da infraestrutura do parque em manobras de condução e, se necessário, para o veículo atempadamente. Os sensores da infraestrutura de estacionamento e a tecnologia de comunicação são da Bosch. A Daimler fornece o parque de estacionamento do museu e os veículos-piloto. Juntamente com a Bosch, a Daimler irá definir a interface entre a infraestrutura e o veículo, e fazer as modificações necessárias à tecnologia de sensor e ao software dos veículos.

Primeira aprovação de operação para o estacionamento sem condutor a nível mundial

A estreia será seguida por uma fase intensiva de teste e inicialização. Desde o início, o projeto foi supervisionado por agências locais – a autoridade administrativa regional de Estugarda e o ministério dos transportes de Baden-Württemberg – e especialistas da TÜV Rheinland, com o objetivo de avaliar a segurança operacional da tecnologia automóvel e do parque de estacionamento.

As autoridades reguladoras devem emitir a sua aprovação final antes que o estacionamento sem condutor possa ser oferecido aos clientes e o público possa usar o serviço de valet autónomo no parque do Museu Mercedes-Benz, pela primeira vez no mundo, no início de 2018. Desta forma, a Bosch e a Mercedes-Benz irão ganhar experiência em como o utilizador utiliza o valet autónomo.

Os parques de estacionamento existentes podem ser adaptados com a tecnologia de infraestrutura. Para os operadores de parques, o estacionamento sem condutor significará uma utilização mais eficiente do espaço disponível: o mesmo espaço pode comportar até 20% mais veículos.